Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36939
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBoyle, Raymond-
dc.date.accessioned2015-07-21T17:20:51Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:48Z-
dc.date.available2015-07-21T17:20:51Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36939-
dc.description.abstractRaymond Boyle reflete sobre a evolução ao longo dos últimos 20 anos no Reino Unido da pesquisa em desporto, no quadro dos estudos dos média e da comunicação. Na primeira parte do artigo, a importância cultural da comunicação e do desporto é sublinhada. Na segunda, são passadas em revista as influências na agenda de pesquisa do autor, em especial na área do jornalismo desportivo, e as mudanças estruturais arrastadas pelos média digitais. Nesta secção, Boyle evoca os investigadores e os trabalhos mais influentes na área da comunicação e desporto. A terceira parte, dedicada ao jornalismo e à cultura digital, contém uma análise da evolução do jornalismo desportivo e das mudanças ocorridas no papel dos jornalistas desportivos. O autor analisa concretamente a mercantilização, a comercialização e a internacionalização do jornalismo desportivo, bem como os efeitos da emergência das relações públicas e da sinergia entre a indústria do desporto e as indústrias de entretenimento em geral. Nesta secção, o autor considera ainda os efeitos reais e previstos do jornalismo digital e o potencial dos jornalistas-cidadãos para transformar o jornalismo desportivo. O artigo termina com a consideração de Raymond Boyle é membro do Center for Cultural Policy Research da University of Gasgow (Escócia) (raymond.boyle@glasgow.ac.uk)investigações futuras necessárias para auxiliar a compreensão dos impactos culturais das mudanças tecnológicas sobre o papel do jornalismo desportivo.por
dc.description.abstractIn this essay, Raymond Boyle reflects on how the study of sport within media and communication studies has evolved in the United Kingdom over the last 20 years. The first part of essay comments on the cultural importance of communication and sport. The second section traces the influences on the author’s research agenda, particularly in the area of sportjournalism and the structural changes brought toitby digital media. Here, Boyle comments on the most influential scholars and works on communication and sport. The focus section of the essay considers the evolution of sport journalism and the changing role of sports journalists. In this section, the author considers the nexus of marketization, commercialization, and the internationalization of sport journalism and comments on the riseof public relations and the synergies between the sports industry and the entertainment industries. The focus section further considers the real and projected effects of digital journalism and the potential of citizen journalists to transform sport journalism. The essay closes with consideration of future research that will be needed to help us understand the cultural impacts of technological change on the role of sport journalism.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectSports journalismeng
dc.subjecttelevisioneng
dc.subjectsportseng
dc.subjectdigitaleng
dc.subjectnewspaperseng
dc.subjectJornalismo desportivopor
dc.subjecttelevisãopor
dc.subjectdesportopor
dc.subjectdigitalpor
dc.subjectjornaispor
dc.titleReflexões sobre comunicação e desporto: sobre jornalismo e cultura digitalpor
dc.title.alternativeReflections on communication and sport: on journalism and digital culturepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 1-
uc.publication.firstPage64-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage77-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_1_4-
uc.publication.sectionOs media e a construção de personagens-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36939/265243/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36939/265243/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12098423-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Mediapolis
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reflexoes_sobre_comunicacao_e_desporto.pdf645.65 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.