Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36967
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dc.contributor.authorFigueiras, Rita-
dc.date.accessioned2015-07-22T15:36:08Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:37:43Z-
dc.date.available2015-07-22T15:36:08Z
dc.date.available2020-10-04T03:37:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36967-
dc.description.abstractNo âmbito dos estudos sobre a corrupção e os media, este estudo tem dois grandes objetivos: identificar o modo como os comentadores nos noticiários da televisão generalista abordam dois dos casos de corrupção mais mediatizados nos últimos anos em Portugal (os casos Freeport e Face Oculta), relacionando as narrativas jornalísticas e as dos comentários, e conhecer a forma como os comentadores se posicionam no debate público e entendem a sua função no processo comunicativo democrático. Para os comentadores os casos foram mais sobre estratégia e desempenho dos atores e das instituições envolvidas do que sobre o crime da corrupção. A definição dos problemas, as interpretações causais e recomendações foram construídas a partir do establishment, onde os conflitos internos dentro de cada uma das esferas implicadas nos casos, e entre as várias esferas, foram transpostos para os comentários; ainda que alguns comentadores tenham articulado o processo horizontal de comunicação intra, e interelite, e o vertical dirigido ao público em geral. O estudo de ambos os casos permitiu verificar que o espaço de opinião continua a subsistir como um setor dominado pelas elites dirigentes na sociedade portuguesa, que comunica principalmente para si própria e que se mantém com uma capacidade elevada de imunidade à evolução do contexto social e mediático. A análise da narrativa do comentário revelou‑se, assim, um local privilegiado para identificar e compreender como as lutas sociais de poder são travadas no espaço público.por
dc.description.abstractWithin corruption and media studies, this research study aims at identifying how television pundits comment on two of the most mediatized corruption cases of the past years (Freeport and Face Oculta), relating both news and opinion narratives, and acknowledging who is pundits imagined audience and how they position themselves in the democratic communicative process. Actors and institutions related with both cases were mainly debated from a strategy and performance angle; the definition of problems, explanations and recommendations were built from the establishment point of view, where inner conflicts and conflicts between different fields of power involved in both cases were also evident in the opinion sphere; whereas some pundits have articulated the intra and inter‑elite horizontal communication process together with the vertical communication process, comprising the general audience, this research study concluded that the opinion space it still a sector dominated by the traditional Portuguese elite, who communicates mostly to its inner circle, which means that this sector keeps a high level of immunity to social and media change. Analyzing both pundits narrative and rhetoric style also allowed one to understand better how power struggles are performed in the Portuguese public sphere.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectPunditseng
dc.subjectOpinion Spaceeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectEliteseng
dc.subjectCorruptioneng
dc.subjectFree‑to‑air televisioneng
dc.subjectTelevision newscastseng
dc.subjectComentadorespor
dc.subjectEspaço de Opiniãopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectElitespor
dc.subjectCorrupçãopor
dc.subjectTelevisão Generalistapor
dc.subjectNoticiário Televisivopor
dc.titleAnatomia do comentário: corrupção, noticiários e destinatáriospor
dc.title.alternativeComment's anatomy: corruption, newscasts and audiencepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 26, vol. 14, nº 1-
uc.publication.firstPage111-
uc.publication.issue26-
uc.publication.lastPage132-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume14por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_26_7-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36967/264802/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36967/264802/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12091845-
item.fulltextWith Fulltext-
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