Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/37099
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dc.contributor.authorTralhão, Lino
dc.contributor.authorRibeiro, Nuno
dc.contributor.authorRodrigues, João Coutinho
dc.contributor.authorSousa, Nuno
dc.date.accessioned2015-08-06T14:43:10Z
dc.date.accessioned2020-09-10T18:03:01Z-
dc.date.available2015-08-06T14:43:10Z
dc.date.available2020-09-10T18:03:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-26-0983-6 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/37099-
dc.description.abstractSustainability worries related to the intensive use of energy by automobiles, and traffic congestion issues, have encouraged decision makers to look for alternative solutions and to an emerging shift towards soft/active transport modes. The bicycle, a very efficient mode of transport, is one such soft travel mode. Cycling however also has its deterrents - among these, it is recognized that slopes play an important role in influencing the choice for this mode. One of the ways to mitigate this limitation consists in constructing hard aid devices (e.g. elevators). In this work a methodology is presented that uses GIS technology to identify potential locations for these connecting devices, such that not only their span and number are minimized but also a greater cycling permeability for the city is acheived. The methodology, which is based in obtaining suitable service areas, will also pinpoint arcs that are critical to the cyclable connectivity of the urban network. A case study for the city of Coimbra, Portugal, is presented, where along with the methodology’s application, a bicycling circuit is considered and the network’s cycling permeability is studied, with and without devices, with the circuit, as well as means of accessing the city’s most important place.eng
dc.description.abstractPreocupações de sustentabilidade relacionadas com o uso intensivo de energia, e o congestionamento de tráfego, têm levado decisores a procurar soluções alternativas, e à emergência de uma mudança para modos de transporte suaves/ativos. A bicicleta é um modo de transporte suave e muito eficiente. No entanto, há também fatores dissuasores do uso da bicicleta - entre estes, é reconhecida a importância do declive na escolha deste modo. Uma das formas de contornar esta limitação consiste na construção de dispositivos mecânicos de auxílio (e.g. elevadores, teleféricos). Apresenta-se neste trabalho uma metodologia que, usando tecnologia SIG, ajuda a identificar potenciais locais para a colocação desses dispositivos, de forma a não só minorar a extensão e número destes, mas também conseguir uma maior permeabilidade da cidade à bicicleta. A metodologia, baseada essencialmente na obtenção de áreas de serviço adequadas, permitirá também identificar arcos críticos à conexão ciclável da rede viária urbana. Acompanha a abordagem um estudo de caso para a cidade de Coimbra, Portugal, onde, para além da aplicação da metodologia, se considera um circuito para bicicletas e se estuda a permeabilidade ciclável da rede com e sem elevadores, com o circuito, bem como formas de acesso ao local mais importante da cidade.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/37053por
dc.rightsopen access-
dc.subjectBicycles;eng
dc.subjectGeographical information systems;eng
dc.subjectLocation;eng
dc.subjectSustainability;eng
dc.subjectBicycle elevators.eng
dc.subjectBicicletas;por
dc.subjectSistemas de informação geográfica;por
dc.subjectLocalização;por
dc.subjectSustentabilidade;por
dc.subjectElevadores para bicicletas.por
dc.titleMetodologia em ambiente SIG para localizar dispositivos de auxílio ao ciclista em cidades declivosaspor
dc.title.alternativeGIS environment methodology to locate cycling aid devices in hilly citieseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage790-
uc.publication.lastPage809-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0983-6_46-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno46-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleAtas das I Jornadas Lusófonas de Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica-
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