Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/37873
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardo, Fernanda-
dc.date.accessioned2015-11-11T15:03:07Z
dc.date.accessioned2020-09-24T17:44:39Z-
dc.date.available2015-11-11T15:03:07Z
dc.date.available2020-09-24T17:44:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0872-0851-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/37873-
dc.description.abstractTida, embora, por Sócrates, no limiar da sua morte, pela mais excelente forma de música (Fédon, 61 a), muito raramente no entanto a Filosofia teve ouvidos para o canto (sendo, no tocante a esta questão, Kierkegaard e Nietzsche duas admiráveis excepções): ouviu-o/entendeu-o, compreendeu-o, captou-o, conceptualizou- o. Numa palavra, silenciou-o. Denunciando a neutralização da escuta pelo impenitente fono-logo-centrismo da Filosofia, esta leitura de À escuta de Jean-Luc Nancy (Belo Horizonte, Chão da Feira, 2014) tenta salientar como, da atenção nanciana à secreta ressonância do canto, se eleva o clamor de uma voz que animará, exporá e tatuará um corpo e contra-assinará uma dada língua, dando-lhe como que um corpo novo: é o «si» («sujeito ressonante »), o «corpo», a «alma», o «sentido» e os «sentidos» que, na sua contaminação de princípio, Nancy aqui nos dá a re-pensar a partir da experiência da escuta como abertura e extremidade intensificada do próprio ouvir que envolve, endereça e cripta.por
dc.description.abstractWhile considered by Socrates, on the threshold of death, to be the most excellent form of music (Phaedon, 61 a), hardly ever, however, has Philosophy lent its ears to singing (being Kierkegaard and Nietzsche two remarkable exceptions with regard to this subject): it heard it/understood it, comprehended it, caught it, conceptualized it. In a word, it silenced it. Denouncing the neutralization of listening by the impenitent phono-logo-centrism of Philosophy, this reading of Jean-Luc Nancy’s À l’écoute aims to highlight how the cry of a voice, which shall animate, expose and tattoo a body and countersign a given language, as if giving it a new body, rises from the Nancian attention to the secret resonance of singing. It is the «self» («resonant subject»), the «body», the «soul», the «sense» and the «senses» in their original contamination that Nancy gives us here to re-think from the experience of listening as opening and intensified extremity of hearing itself, which listening involves, addresses and encrypts.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos-
dc.rightsopen access-
dc.subjectListeningeng
dc.subjectHearingeng
dc.subjectUnderstandingeng
dc.subjectSoundeng
dc.subjectResonanceeng
dc.subjectTimbreeng
dc.subjectSense’seng
dc.subjectRhythmeng
dc.subjectSelfeeng
dc.subjectNancyeng
dc.subjectEscutapor
dc.subjectOuvirpor
dc.subjectEntenderpor
dc.subjectSompor
dc.subjectRessonânciapor
dc.subjectTimbrepor
dc.subjectSentido’spor
dc.subjectRitmopor
dc.subjectSipor
dc.subjectNancypor
dc.titleCanto´s: Ou da surdez da filosofia ao silêncio do além‑sentido: uma leitura de À escuta de J.‑L. Nancypor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Filosófica de Coimbra vol. 24, nº 47-
uc.publication.firstPage79-
uc.publication.issue47-
uc.publication.lastPage94-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Filosófica de Coimbra-
uc.publication.volume24por
dc.identifier.doi10.14195/0872-0851_47_3-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/37873/242414/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/37873/242414/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11659804-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Filosófica de Coimbra
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cantos.pdf4.16 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.