Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/38133
Title: | Desenvolvimento epistemológico e avaliação de crenças pessoais relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer: estudo de validação da escala de posicionamento epistemológico para estudantes de Doutoramento | Other Titles: | Epistemological development and assessment of personal beliefs about knowledge and knowing: validation study of the epistemological positioning scale for PhD students Desarrollo epistemológico y la evaluación de las creencias personales sobre el conocimiento y el proceso de saber: estudio de validación de la escala de posicionamiento epistemológico para estudiantes de Doctorado |
Authors: | Figueiredo, Cláudia Pinheiro, Maria do Rosário Huet, Isabel |
Keywords: | epistemología personal;creencias epistemológicas;desarrollo de escalas;análisis psicométrico;personal epistemology;epistemological beliefs;scale development;psychometric analysis;epistemologia pessoal;crenças epistemológicas;desenvolvimento de escalas;análise de dimensionalidade | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Constituyéndose en la actualidad como un campo científico relevante, las teorías
del desarrollo epistemológico o epistemología personal todavía se enfrentan
a numerosos retos como la sistematización conceptual de sus constructos y
estrategias metodológicas. Es objetivo de este trabajo, contribuir a la discusión
sobre estos temas, y presentar una propuesta de evaluación cuantitativa del
desarrollo epistemológico, basado en las creencias acerca del conocimiento
y el proceso de conocer. En este estudio, se ha desarrollado la Escala Posicionamiento Epistemológico
(EPE) y aplicado a una muestra de 429 estudiantes de doctorado de las universidades
portuguesas, que estaban en diferentes etapas de sus estudios.
Los análisis de dimensionalidad en revelado estructuras factoriales teóricamente
interpretables, utilizando dos formas alternativas de análisis de los ítems. En la
versión final, la EPE se compone de 25 ítems repartidos en una solución de cuatro
factores (35.5% de la varianza total explicada), denominados de la siguiente
manera: (1) la sofisticación epistemológica; (2) la ingenuidad epistemológica;
(3) el conocimiento inmutable; y (4) aprender con rapidez. Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez. Being nowadays a vast scientific domain, the epistemological development theories or personal epistemology are facing numerous challenges regarding the conceptual systematization of their constructs and methodological strategies. This work aims at contributing to the discussion of such issue, by making a proposal for quantitative assessment of the epistemological development, accessed by the beliefs regarding knowledge and knowing. In this study the Epistemological Position Scale (EPE) has been developed and applied to a sample of 429 PhD Students of Portuguese Universities that were in different stages of their studies. The dimensionality analyses performed revealed factorial structures theoretically interpretable, using two alternative forms of item analysis. In the final version, EPE is composed of 25 items within a four factor solution (35.5% of total variance explained), named as follows: (1) epistemological sophistication; (2) epistemological naivety; (3) unchanging knowledge; and (4) learning quickly. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/38133 | ISSN: | 1647-8614 (digital) 0870‑418X |
DOI: | 10.14195/1647-8614_49-1_5 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
desenvolvimento_epistemologico_e_avaliacao.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.