Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38138
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Rita-
dc.contributor.authorAzevedo, José-
dc.contributor.authorPedro, Luís-
dc.date.accessioned2015-11-27T10:55:54Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:36:52Z-
dc.date.available2015-11-27T10:55:54Z
dc.date.available2020-10-04T03:36:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38138-
dc.description.abstractEste artigo centra-se na discussão dos vários conceitos que são utilizados para designar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários para lidar com as mudanças trazidas pelos meios digitais. O poder integrador que o conceito de literacia digital pode assumir e sugerir leva a que neste texto seja dado especial enfoque à sua análise, abordando-se a sua evolução e as principais perspetivas sobre o seu significado. Pelo facto de a noção de competência digital estar fortemente relacionada com a de literacia digital, esse conceito é também abordado. O artigo conclui com a apresentação de um conjunto de iniciativas existentes para o desenvolvimento de novas formas de literacias relacionadas com o ambiente digital que carateriza a Sociedade da Informação atual, reforçando a pertinência destes temas no contexto atual.por
dc.description.abstractThis article focuses on the discussion of the various concepts used to describe the knowledge, skills and attitudes that are needed to deal with the changes brought by the digital media environment. Due to the integrative power that the concept of digital literacy can take on and indicate, the authors give special emphasis to its analysis, approaching its evolution and the main perspectives concerning its meaning. Since the concept of digital competence is strongly related to digital literacy, this notion is also addressed. The final section of the article presents several existing initiatives for the development of new forms of literacies related to today’s digital information society, reinforcing the relevance of these issues in the current context.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectdigital competenceeng
dc.subjectnew literacieseng
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectcompetência digitalpor
dc.subjectnovas literaciaspor
dc.titleLiteracia(s) digital(ais): definições, perspetivas e desafiospor
dc.title.alternativeDigital literacy(ies): definitions, perspectives and challengespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 27, vol. 15, nº 2-
uc.publication.firstPage27-
uc.publication.issue27-
uc.publication.lastPage44-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume15por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_27_1-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38138/264438/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38138/264438/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12085048-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Media & Jornalismo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
literacia_digital.pdf14.57 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.