Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38139
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dc.contributor.authorLopes, Paula-
dc.date.accessioned2015-11-27T10:59:44Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:36:56Z-
dc.date.available2015-11-27T10:59:44Z
dc.date.available2020-10-04T03:36:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38139-
dc.description.abstractA avaliação da literacia mediática dos cidadãos e o seu enquadramento em níveis tem estado na ordem do dia. Desde 2007 que a União Europeia (UE) recomenda que, de três em três anos, a Comissão Europeia deva apresentar um relatório sobre os níveis de literacia mediática de todos os estados‑membros (UE, 2007). Para responder a esta solicitação, os projetos têm surgido um pouco por toda a Europa, na academia e fora dela. Se parece evidente que o interesse por este domínio de investigação tem crescido nos últimos anos, também é uma evidência que a pesquisa empírica ainda é confusa e insuficiente. Neste texto, desvendamos o processo de operacionalização de um instrumento metodológico concebido e aplicado na investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvida, entre 2009 e 2013, no CIES‑IUL: uma prova de literacia mediática para avaliação de competências de literacia mediática.por
dc.description.abstractThe evaluation of the media literacy of citizens and the framing in proficiency levels has been on the agenda. Since 2007 that the EU recommends that, every three years, the Commission should present a report on the levels of media literacy of all member states (European Union, 2007). To respond to this request, different projects have emerged all over Europe, in the academy and beyond. Although interest in this field of research has grown in recent years, it is also evident that empirical research is still poorly grounded and scarce. In this paper, we describe the operationalization of a methodological instrument designed and applied in the research project “Media literacy and citizenship. Practices and competencies of adults in training in Grande Lisboa”, developed, between 2009 and 2013, in CIES‑IUL: a test of media literacy, to assess media literacy skills/competencies.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectMedia literacyeng
dc.subjectmedia literacy skills and competencieseng
dc.subjectmedia literacy testeng
dc.subjectLiteracia mediáticapor
dc.subjectcompetências de literacia mediáticapor
dc.subjectprova de literacia mediáticapor
dc.titleAvaliação de competências de literacia mediática: instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicaspor
dc.title.alternativeMedia literacy assessment: methodological instruments and theoretical-methodological optionspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 27, vol. 15, nº 2-
uc.publication.firstPage45-
uc.publication.issue27-
uc.publication.lastPage69-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume15por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_27_2-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38139/264482/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38139/264482/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12085709-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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