Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38142
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrelo, Roseane-
dc.contributor.authorAlmeida, Lígia Carvalho de-
dc.date.accessioned2015-11-27T11:34:36Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:37:01Z-
dc.date.available2015-11-27T11:34:36Z
dc.date.available2020-10-04T03:37:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38142-
dc.description.abstractA experiência brasileira revela que, apesar da presença do rádio nas escolas básicas, seu potencial é subaproveitado por educadores que não detêm conhecimento aprofundado sobre a estrutura de sua linguagem, composta por palavra, músicas, efeitos sonoros e silêncio, sobretudo no que diz respeito a três aspectos centrais: a oralidade, a interatividade e a mídia‑educação. Assim, com base no conhecimento empírico das autoras e em literatura especializada, analisa‑se o potencial da linguagem radiofônica, considerada o alicerce para o uso educativo do rádio, tanto em suporte analógico quanto em digital. Contando com apoio de ambiente virtual, delineia‑se uma proposta para o ensino de artes, alinhada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, que solicitam o despertamento da sensibilidade, da criatividade e o enfoque da diversidade de manifestações artísticas e culturais nas escolas básicas.por
dc.description.abstractThe Brazilian experience shows that, despite the presence of radio in elementary schools, the potential for education of this medium is under‑utilized by educators who do not hold in‑depth knowledge about the structure of the language of the radio (which consists of words, music, sound effects and silence), especially in three central aspects: orality, interactivity and media education. Thus, based on empirical knowledge of the authors and in specialized literature, the potential of radio language is analyzed, due to the fact that this language is considered the foundation for the educational use of radio, both in analog and in digital supports. Aiming to awake the sensitivity and the creativity in primary schools’ students and focusing on the promotion of their artistic and cultural diversity, we present a proposal for arts education in line with the National Curriculum’s Parameters, to be developed with the aid of virtual media.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectRadioeng
dc.subjectmedia educationeng
dc.subjectradio languageeng
dc.subjectoralityeng
dc.subjectinteractivityeng
dc.subjectRádiopor
dc.subjectmídia‑educaçãopor
dc.subjectlinguagem radiofônicapor
dc.subjectoralidadepor
dc.subjectinteratividadepor
dc.titleO rádio na educação: explorando a linguagem radiofônica no estudo das artespor
dc.title.alternativeThe radio in education: exploring radio language in the study of the artspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 27, vol. 15, nº 2-
uc.publication.firstPage107-
uc.publication.issue27-
uc.publication.lastPage124-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume15por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_27_5-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38142/264530/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38142/264530/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12086448-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Media & Jornalismo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_radio_na_educacao.pdf12.09 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.