Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38185
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Isabel-
dc.date.accessioned2015-12-07T10:19:01Z
dc.date.accessioned2020-10-05T00:48:13Z-
dc.date.available2015-12-07T10:19:01Z
dc.date.available2020-10-05T00:48:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0870-4147-
dc.identifier.issn2183-3796 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38185-
dc.description.abstractNo dealbar da Idade Moderna o porto de Lisboa – resguardado pela barra do Tejo, singular pelas suas águas profundas – abriu as portas da cidade ao mundo conhecido e por conhecer, facultando segurança aos enormes navios transoceânicos aí fundeados e facilitando cargas e descargas de pessoas e bens, de e para África, Ásia e Novo Mundo. Daqui partiam trombetas e charamelas no séquito de Governadores e Vice-reis, flautas e sacabuxas destinadas à missionação, gaitas e outros instrumentos para recreação a bordo; órgãos e sinos integravam ricas ofertas diplomáticas para soberanos de outros continentes, numa política de expansão da fé cristã há muito iniciada. Intencionalmente ou não, Portugal difundia, juntamente com os instrumentos musicais, modelos culturais e artísticos de matriz europeia que iriam insinuar-se em novas geografias, entre «gente afastada tantos intervalos de mar e terra». Daqui partiam instrumentos e músicos para o Brasil, Angola e Índia, transitando de Goa para Ormuz, Etiópia e Japão. Este artigo visa dar uma panorâmica das práticas musicais introduzidas nesses territórios, destacando de forma não exaustiva alguns dos principais instrumentos aí utilizados, bem como o modo como se foram adaptando às novas realidades encontradas e vividas pelos portugueses.por
dc.description.abstractIn early modern era Lisbon had its doors opened to the known and unknown world, its harbour providing the overseas ships secure loading and unloading, to people and goods from and to Africa, Asia and the New World. From here departed trumpets and shawms accompanying Governors and Viceroys, recorders and sackbuts to the missionaries’ activities, and bagpipes to recreation on board; organs and bells took part in diplomatic offers to other continents sovereigns, within a political strategy of spreading Christian faith, long ago started. Thus Portugal spread, intentionally or not, together with musical instruments, cultural and artistic European models which would little by little settle in new territories. Instruments and musicians left from here to Brazil, Angola and India, being sent from Goa to Ormuz, Ethiopia and Japan. This paper aims to overview the musical praxis introduced in those territories, underlining some of the most common instruments in use there, as well as the way it was being adapted to the new realities found by the Portuguese.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectMusical instrumentseng
dc.subjectRecorderseng
dc.subjectShawmseng
dc.subjectViolseng
dc.subjectTrumpetseng
dc.subjectInstrumentos musicaispor
dc.subjectFlautaspor
dc.subjectCharamelaspor
dc.subjectViolaspor
dc.subjectTrombetaspor
dc.titleCirculação de instrumentos musicais no espaço português quinhentistapor
dc.title.alternativeCirculation of musical instruments in portuguese sixteenth century overseaspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de História nº 46-
uc.publication.firstPage99-
uc.publication.issue46-
uc.publication.lastPage123-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de História-
dc.identifier.doi10.14195/0870-4147_46_6-
uc.publication.sectionDossier temático: "Presença de Portugal no mundo"-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38185/269259/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38185/269259/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12148304-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de História
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
circulacao_de_instrumentos_musicais.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.