Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38251
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dc.contributor.authorCamponez, Carlos-
dc.date.accessioned2015-12-16T10:53:10Z
dc.date.accessioned2020-09-24T07:53:03Z-
dc.date.available2015-12-16T10:53:10Z
dc.date.available2020-09-24T07:53:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38251-
dc.description.abstractAs Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) estão à beira de mudar a essência do pacto comunicacional que estruturou, durante grande parte do século XX, a relação entre os media e os seus públicos. Partindo do estudo realizado em Jornalismo de Proximidade, procurámos perceber as alterações verificadas na imprensa regional e local, em Portugal, na última década e meia. Se as NTCI (ainda) não cumpriram as suas promessas iniciais, elas exigem a antecipação de respostas para alguns desafios que se colocam devido às mudanças já em curso. Um desses desafios passará por compatibilizar três aspetos sensíveis: 1) o efeito fragmentador do espaço público promovido pelas novas tecnologias; 2) o modelo de responsabilidade que estrutura o pacto comunicacional ainda em vigor entre os media e os seus públicos; 3) e novos modelos de negócio. Ao falarmos de imprensa regional e local, talvez as respostas sejam mais específicas, mas elas não deixam de se aplicar aos restantes media e ao jornalismo em geral.por
dc.description.abstractLes Nouvelles Technologies de l’Information et de la Communication (NTIC) sont sur le point de changer l’essence du pacte communicationnel qu’elles ont structuré, durant une grande partie du XXe siècle, la relation entre les media et leurs publics. Partant de l’étude réalisée en Journalisme de Proximité, nous avons cherché à comprendre les modifications vérifiées dans la presse régionale et locale, au Portugal, ces quinze dernières années. Si les NTCI n’ont pas (encore) tenu leurs engagements initiaux, elles exigent l’anticipation de réponses à certains défis qui sont posés dû au changement déjà en cours. Un de ces défis passera par la conciliation de trois aspects sensibles: 1) l’effet atomiseur de l’espace public promu par les nouvelles technologies; 2) le modèle de responsabilité qui structure le pacte communicationnel encore en vigueur entre les media et leurs publics; 3) et les nouveaux modèles d’affaires. Il est possible que, puisque nous parlons de la presse régionale et locale, les réponses soient plus spécifiques, mais elles ne s’en appliquent pas moins aux autres media et au journalisme en général.fra
dc.description.abstractThe New Information and Communication Technologies (NICT) are on the brink of changing the essence of the communication pact that structured, for better part of the 20th century, the relationship between the media and its audience. Starting from a study on Proximity Journalism, we seek to understand the changes in regional and local press in Portugal for the last fifteen years. If the NICT have not (yet) fulfilled its initial promises, answers are demanded beforehand to some of the challenges that are faced due to the changes already in place. One of the challenges will be to coordinate three sensitive issues: 1) the dividing effect of the public space promoted by the new technologies; 2) the responsibility model that structures the communication pact still in force between the media and its audience; 3) and new business models. By addressing regional and local press the answers might be more specific, but they cannot be applied to the other media and to journalism in general.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectLocal presseng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectCommunicational pacteng
dc.subjectBusiness modeleng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectPresse régionalefra
dc.subjectMoyens numériquesfra
dc.subjectPacte communicationnelfra
dc.subjectModèle d’affairefra
dc.subjectIdentitéfra
dc.subjectImprensa regionalpor
dc.subjectMeios digitaispor
dc.subjectPacto comunicacionalpor
dc.subjectModelo de negóciopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleTransformações do pacto comunicacional do jornalismo na era digital: dos media à mensagempor
dc.title.alternativeChanges in the communication pact of journalism in the digital era: from media to the messagepor
dc.title.alternativeTransformations du pacte communicationnel du journalisme a l’ere numerique: des media au messagepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 15-
uc.publication.firstPage35-
uc.publication.issue15-
uc.publication.lastPage56-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_15_2-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38251/240338/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38251/240338/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11624169-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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