Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/38593
Title: | O papel dos mecanismos de aprendizagem implícitos e explícitos na aquisição de uma segunda língua: implicações pedagógicas | Other Titles: | The role of implicit and explicit learning processes in second language acquisition: pedagogical implications El papel de los mecanismos de aprendizaje implícitos y explícitos en la adquisición de una segunda lengua: implicaciones pedagógicas |
Authors: | Castro, Catarina | Keywords: | adquisición de segundas lenguas;instrucción y adquisición de L2;enseñanza de lenguas basada en tareas;second language acquisition;instruction and L2 acquisition;task‑based language teaching;aquisição de segundas línguas;instrução e aquisição de L2;ensino de línguas baseado em tarefas | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | El artículo compara diferentes posiciones que han emergido en el área de la
Adquisición de Segundas Lenguas sobre la manera como la instrucción puede
facilitar la adquisición de una nueva lengua y, considerando que, en particular,
los estudiantes adultos se benefician tanto con el desarrollo de conocimiento
explícito como implícito para usar el idioma de aprendizaje en contextos reales
de comunicación, sugiere, con base en algunas investigaciones desarrolladas en
el área, que la Enseñanza de Lenguas Basada en Tareas puede ser un enfoque
pedagógico apropiado para promover el tipo de proceso de aprendizaje que
se considera facilitar la adquisición de un nuevo idioma. O artigo confronta diferentes posições que têm sido sustentadas na área da Aquisição de Segundas Línguas em relação ao modo como a instrução pode facilitar a aquisição de um novo idioma e, considerando que, em particular, os estudantes adultos beneficiam tanto com o desenvolvimento de conhecimento implícito como explícito para serem capazes de usar a língua‑alvo em contextos reais de comunicação, sugere, com base em várias investigações desenvolvidas na área, que o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas pode ser uma abordagem pedagógica adequada para promover o tipo de processo de aprendizagem que se considera facilitar a aquisição de um novo idioma. In terms of Second Language Acquisition research there are different perspectives on how instruction can best facilitate language acquisition. The article seeks to confront these different positions and, considering that, in particular, adult learners benefit with the development of both implicit and explicit knowledge to be able to use the target language in real‑world contexts, suggests that, according to research, Task‑Based Language Teaching may be an appropriate pedagogical approach to promote the kind of learning process that is considered to facilitate second language acquisition. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/38593 | ISSN: | 1647-8614 (digital) 0870‑418X |
DOI: | 10.14195/1647-8614_49-2_1 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_papel_dos_mecanismos_de_aprendizagem.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.