Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/38594
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Jorge Ávila de-
dc.contributor.authorFialho, Adolfo-
dc.date.accessioned2016-02-04T11:27:34Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:59Z-
dc.date.available2016-02-04T11:27:34Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1647-8614 (digital)-
dc.identifier.issn0870‑418X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/38594-
dc.description.abstractA colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura‑se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.por
dc.description.abstractTeacher collaboration is regarded by many authors as a powerful factor that promotes professional learning and school effectiveness. This paper seeks to determine whether the most intense levels of professional interaction in teaching are associated with higher perceptions of school effectiveness and lower feelings of difficulty at work. The empirical study was conducted in three elementary schools. Data were collected by means of a questionnaire and analysed using descriptive and inferential statistics and social network analysis. The results show that it is possible to draw different conclusions on the matter, depending on whether the analysis takes the school or the teacher as the unit of observation. The results at the individual level show that the collaborative involvement of teachers is not significantly associated with their perceptions of their school’s effectiveness, but that collaboration is clearly and negatively associated with teachers’ perceptions of the difficulty of their work.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectcolaboración docente-
dc.subjecteficacia escolar-
dc.subjectdificultad de la enseñanza-
dc.subjectteacher collaborationeng
dc.subjectschool effectivenesseng
dc.subjectdifficulty of teachingeng
dc.subjectcolaboração docentepor
dc.subjecteficácia da escolapor
dc.subjectdificuldade do trabalho docentepor
dc.titleColaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docentepor
dc.title.alternativeTeacher collaboration and perceptions of school effectiveness and of the difficulty of teachers’ workpor
dc.title.alternativeLa colaboración entre docentes y las percepciones de la eficacia de la escuela y del nivel de dificultad de la enseñanzapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 49-2-
uc.publication.firstPage27-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage53-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume49por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_49-2_2-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/38594/274999/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/38594/274999/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12322427-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
colaboracao_entre_professores.pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.