Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/39020
Title: | Jornalismo radiofónico luso-brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP | Other Titles: | Luso-brazilian radio journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USP | Authors: | Galvão Jr., L.C. | Keywords: | Communication;Education;Radio Journalism;Convergence;Comunicação;Educação;Jornalismo Radiofónico;Convergência | Issue Date: | 2016 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos
media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas
a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou
este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino
do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte
de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico,
do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso
de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações
e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo
a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português,
e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações
pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico. The digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio Journalism. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/39020 | ISSN: | 1645‑5681 2183-5462 (digital) |
DOI: | 10.14195/2183-5462_28_3 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Media & Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jornalismo_radiofonico.pdf | 12.83 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.