Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39105
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dc.contributor.authorCorrêa, Alamir Aquino-
dc.date.accessioned2016-07-19T11:21:01Z
dc.date.accessioned2020-10-04T00:49:18Z-
dc.date.available2016-07-19T11:21:01Z
dc.date.available2020-10-04T00:49:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2182-8830-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39105-
dc.description.abstractEsse texto trata de três aspectos que afetam a tentativa de abordagem em sala de aula do texto literário criado em ambiente digital, observando suas relações com a formação pedagógica de futuros professores. A integridade do objeto e sua possível recepção, denominada de portabilidade, será caracterizada pelo enfrentamento direto do texto pelo fruidor e a sua difícil ou improvável reprodutibilidade em sala de aula enquanto experiência estética. No caso da evanescência, tanto o acesso, enquanto experiência estética, quanto o estudo, como crítica, se tornam problemáticos diante de obstáculos como georrefenciamento, direito autoral, transitoriedade do objeto e obsolescência de software e hardware. Por último, as rubricas ou os mecanismos norteadores da experiência de leitura não só a organizam, mas também impõem desde antes os limites da percepção do objeto literário.por
dc.description.abstractThis paper addresses three issues affecting the attempt to teach digital literary texts in the classroom by observing their implications for pedagogical practice in the preparation of future teachers. The integrity of the digital object and its reception, which I call portability, is discussed through the modes of engagement with the text and its unlikely or difficult reproducibility as an aesthetic experience in the classroom. In the case of evanescence, both the access to the aesthetic experience and the study as criticism become problematic due to obstacles like geo-referencing, copyright issues, object transience, and obsolescence of software and hardware. Finally, the guidelines for the reading experience not only organize but also impose a priori limits to the perception of the literary object.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Literatura Portuguesa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectdigital literature in the classroomeng
dc.subjectpedagogy for the teaching of digital literatureeng
dc.subjectportabilityeng
dc.subjectevanescenceeng
dc.subjectguidelineseng
dc.subjectliteratura digital na sala de aulapor
dc.subjectformação pedagógica para o ensino de literatura digitalpor
dc.subjectportabilidadepor
dc.subjectevanescênciapor
dc.subjectrubricaspor
dc.titlePortabilidade, evanescências e rubricas: discussões em torno da literatura digital na sala de aulapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMatlit v. 4, nº 2-
uc.publication.firstPage233-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage253-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMATLIT: Materialidades da Literatura-
uc.publication.volume4por
dc.identifier.doi10.14195/2182-8830_4-2_11-
uc.publication.sectionSecção Temática | Thematic Section-
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/39105/263420/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/39105/263420/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12071408-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
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