Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39191
Title: Radiodifusão pública brasileira: o desafio de conquistar credibilidade e representatividade social
Other Titles: Brazilian public service broadcasting: the challenge to build credibility and social representation
Authors: Esch, Carlos Eduardo
R. del Bianco, Nélia
Keywords: Broadcasting;public broadcasting;public media;public communication;Radiodifusão;radiodifusão pública;meios públicos;comunicação pública
Issue Date: 2016
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: A estrutura de radiodifusão brasileira é regida constitucionalmente pelo princípio da complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal. A comunicação midiática do país foi estruturada, historicamente, com forte predomínio do privado, enquanto as emissoras públicas ficaram numa posição subalterna e marginal quanto a sua representatividade e legitimidade social. Dados de pesquisa realizada no Brasil mostram que, embora mudanças estejam em andamento, as audiências ainda percebem rádios e televisões públicas como meios oficiais, de qualidade inferior e, sobretudo, destituídas de credibilidade. A partir dessa situação, o texto propõe uma reflexão sobre os desafios atuais para a existência das emissoras públicas no contexto midiático e cultural brasileiro em face da urgente necessidade que este segmento tem de reverter a imagem negativa que possui perante o público. O enfrentamento desse desafio é condição essencial para que rádios e televisões públicas possam, em alguma medida, reinventarem-se perante o ouvinte/telespectador e assim, justificar a necessidade de se promover investimento que garanta a sua existência, permanência e aprimoramento no ambiente audiovisual brasileiro.
A survey of opinion conducted by the Observatory of Public Broadcasting in Latin America indicates that one of the biggest challenges for Brazilian public broadcasting lies in changing the perception that has been crystallized by the public in relation to such stations. Initial analysis of the data obtained so far shows that the respondents have a negative image in relation to public media. At times, the people manifest themselves in favor of the principles that should delimit the performance of radios and TVs, such as diversity, independence and differentiation from commercial media, but, which are not fully followed. At other times they criticize the quality of programming and the political-governmental character of these stations. In this critical scenario, the text presents a discussion on the challenges facing the sector considering the complex historical, cultural, and economic policy circumstances, that have contributed to the maintenance of this “symbolic liability” between media and the audience/ citizens, and which reflects on the possible strategies to face the problem.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/39191
ISSN: 2183-5918
2183-6019 (digital)
DOI: http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_9
Rights: open access
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