Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39192
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dc.contributor.authorCanavilhas, João-
dc.contributor.authorTorres, Vitor-
dc.contributor.authorLuna, Diógenes de-
dc.date.accessioned2016-07-29T16:28:35Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:34Z-
dc.date.available2016-07-29T16:28:35Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39192-
dc.description.abstractEste trabalho procura responder a uma questão que tem vindo a ganhar importância no cenário online: em que medida a audiência influencia as decisões editoriais numa organização jornalística. Para responder à questão, o trabalho começa por introduzir o conceito de métricas. Segue- -se a revisão bibliográfica que aborda os processos de gatekeeping e gatewatching, aprofundando seguidamente questões relacionadas com a mensurabilidade da audiência no jornalismo Web. A parte empírica do trabalho é constituída pela análise das entrevistas realizadas a jornalistas de cinco organizações jornalísticas de Portugal e do Brasil. As conclusões indicam que as opções editoriais nas publicações online resultam de um processo em que a cultura profissional e as preferências do público (expressas em métricas de interpretação) são usadas de forma equilibrada.por
dc.description.abstractThis paper tries to answer a question that has become paramount in the online scenario: how do the audience influences editorial decisions in a news organization. To answer this particular question, the present work begins by introducing the key concept of Web metrics. This is followed by a literature review which explains the gatekeeping and gatewatcher processes, expanding issues related to the measurability of the audience in Web journalism. The empirical part of the work consists of the analysis of interviews with journalists from five newspapers in Portugal and Brazil. The findings indicate that the editorial choices in online publications are the result of a process in which the professional culture and public preferences (expressed in the interpretation of Web metrics) are used in a balanced way.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectWeb metricseng
dc.subjectaudienceseng
dc.subjectnewsmakingeng
dc.subjectgatekeepingeng
dc.subjectMétricaspor
dc.subjectaudiênciapor
dc.subjectnewsmakingpor
dc.subjectgatekeepingpor
dc.titleDa audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais onlinepor
dc.title.alternativeFrom assumed public to real public: the influence of the metrics on the editorial decisions of online mediapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 2-
uc.publication.firstPage135-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage149-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doihttp//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_10-
uc.publication.sectionVária-
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/39192/265089/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/39192/265089/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12094329-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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