Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39241
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Mário Quinta
dc.contributor.authorSantos, Eunice M. Viegas
dc.contributor.authorMela, Teresa I.G. Mota
dc.date.accessioned2016-08-02T10:21:06Z
dc.date.accessioned2020-09-20T10:09:59Z-
dc.date.available2016-08-02T10:21:06Z
dc.date.available2020-09-20T10:09:59Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.isbn972-8704-15-1
dc.identifier.isbn978-989-26-0322-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39241-
dc.description.abstractSeeking to evaluate the importance and utility of models in the teaching of geosciences it was made an exhibition dealing with the themes volcanism and seismology, for the discipline “Earth and Life Sciences” o f the 10th grade. The exhibition was constituted by eight interactive activities. The last activity deal with the Earth internal structure. Close to each model it was possible to find brief theoretical information, and also the instructions for their use in each activity. After the exploration of each model the students were asked to answer a few questions of an activity book that they carried with them during the visit. A CD-ROM with additional information on the themes and with the description of the procedures and materials necessary to prepare the practical activities was also prepared, and made available to the students. Between the visitors of the exhibition two classes of the 10th grade, of the group “Científico-Natural” were choose to answer a test on the themes of the exhibition. The questions were selected from previous tests presented to those students, allowing the comparison between the learning, previously and after the visit to the exhibition. The results proved the utility of this way of learning, being the best results obtained in the tasks more close to the reality.eng
dc.description.abstractNo sentido de averiguar a utilidade e importância da utilização de modelos físicos didácticos no ensino das Geociências realizou-se, na Escola Secundária de Cantanhede, uma exposição que esteve aberta à comunidade escolar, constituída por nove actividades, versando os temas vulcanismo e sismologia, enquadrados no programa de Ciências da Terra e da Vida, do 10° ano de escolaridade. A visita terminava com uma última actividade sobre a e strutura interna da Terra, representando o resultado do estudo conjunto dos vulcões e dos sismos. Junto de cada modelo encontrava-se uma breve informação teórica, bem como as instruções para a sua utilização em cada actividade. Com base nessa informação e após a exploração de cada modelo, os alunos responderam a algumas questões constantes de um caderno de actividades, que os acompanhou ao longo da visita. Foi igualmente elaborado um CD-ROM que, para além de funcionar como mini-enciclopédia sobre os temas da exposição, contém também a descrição dos materiais e dos procedimentos necessários à realização dos modelos e das actividades. De entre os visitantes foram seleccionadas duas turmas do 10° ano, agrupamento Científico- -Natural (10°1B e 10° 1C), às quais foi distribuído um questionário acerca dos temas abordados. As questões foram retiradas de testes sumativos e fichas formativas anteriormente realizados por esses mesmos alunos, permitindo uma comparação entre a aprendizagem anterior e posterior à exposição. Os resultados comprovaram o interesse dos alunos por este modo de aprendizagem, tendo os melhores resultados sido obtidos nas actividades mais próximas da realidade.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/2760por
dc.rightsopen access-
dc.subjectgeologyeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectmodelseng
dc.subjectvolcanismeng
dc.subjectseismologyeng
dc.subjectgeologiapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectmodelospor
dc.subjectvulcanismopor
dc.subjectsismologiapor
dc.titleUtilização de modelos sobre vulcanismo e sismologia no ensino da Geologia: análise de um caso de aplicaçãopor
dc.title.alternativeLearning Geology with the use of models for volcanism and seismology: a case studyeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionInvestigaçãopor
uc.publication.firstPage477-
uc.publication.lastPage488-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0322-3_34-
uc.publication.sectionTrabalhos de educação em Geologiapor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno34-
uc.publication.areaCiências da Engenharia e Tecnologiaspor
uc.publication.bookTitleA geologia de engenharia e os recursos geológicos. Vol. 2: Recursos geológicos e formação-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/39241/223319/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/39241/223319/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11366091-
uc.publication.parentItemId52738-
uc.itemId72811-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:A geologia de engenharia e os recursos geológicos. Vol. 2: Recursos geológicos e formação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
utilizacao_de_modelos_sobre_vulcanismo.pdf8.23 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.