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https://hdl.handle.net/10316.2/39578
Title: | O complexo totalizante simbólico: religião popular, xamanismo e psicanálise nos arquivos da Inquisição portuguesa | Authors: | Ribeiro, António Vitor Sanches Ferreira | Keywords: | Popular religion;Inquisition;Lycanthropy;Shamanism;Psychoanalysis;Religião popular;Inquisição;Licantropia;Xamanismo;Psicanálise | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Centro de História da Sociedade e da Cultura | Abstract: | Este trabalho pretende desenvolver uma hipótese colocada na dissertação de doutoramento
intitulada O Auto dos místicos, na qual se evidenciaram os aspectos ligados a uma mitologia
astral dualista, de fundo xamânico, existentes no imaginário místico português. Esta cosmovisão
assentava num movimento triádico dialéctico, cujo funcionamento é generalizável ao
universo físico e metafísico. Assim, todos os aspectos da vida, principalmente os que estão
ligados à relação entre mortos e vivos, se materializavam em figuras simbólicas. Estes
símbolos,
presentes numa área que extravasa o contexto português e europeu, determinaram
comportamentos,
rituais ou sonhos, presentes na cultura e religiosidade populares, como a
licantropia e o transe. A não consideração ou desvalorização dos aspectos referidos levou
a que autores ligados à psicanálise e à antropologia, como Lévi-Strauss, Freud ou Jung,
tivessem uma visão distorcida ou reduzida dessas manifestações. This study envisages developing further the hypothesis introduced in the Phd dissertation O Auto dos místicos, which outlined the features of a dualist astral mythology, of shaman provenance, prevailing in Portuguese mythical imagery. This cosmic vision was based on a triadic dialectic movement, which applies to both the physical and metaphysical universe. Therefore, all aspects of life, particularly those concerned with the relations between the living and the dead, were materialised in symbolic figures. Such symbols, which were not peculiar to Portugal or even Europe, influenced behaviours, rituals and dreams, present in the culture and religiousness of the people, such as lycanthropy and trance. By disregarding or underestimating this, authors like Lévi-Strauss, Freud or Jung, who were linked to psychoanalysis and anthropology, adopted distorted or narrow views of such manifestations. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/39578 | ISSN: | 1645-2259 2183-8615 (digital) |
DOI: | 10.14195/1645-2259_9_3 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista de História da Sociedade e da Cultura |
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