Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39628
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Francisco-
dc.contributor.authorCruz, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2016-10-07T14:13:30Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:37:21Z-
dc.date.available2016-10-07T14:13:30Z
dc.date.available2020-10-04T03:37:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39628-
dc.description.abstractUm dos traços mais marcantes da cultura digital contemporânea é a constante partilha de memórias e experiências, vividas ou imaginadas. A presença ubíqua das redes sociais, associada a um desenvolvimento frenético do software e das aplicações que permitem captar e transmitir as mais variadas mensagens, alterou o modo como nos confrontamos com as imagens e narrativas que vão constituindo a memória cultural da nossa sociedade. Este artigo enquadra teoricamente e apresenta o projeto de investigação artística Estórias: Portugal-África que pretende responder a estes processos através da produção de um arquivo digital sobre experiências de entrosamento entre Portugal e África com raíz em histórias individuais, familiares e comunitárias, de migrações e cruzamentos culturais, provenientes da época colonial ou dos fenómenos pós-coloniais da miscigenação cultural e da afro-descendência. Neste texto, reflete-se em torno das dinâmicas transculturais possibilitadas pelos media, pelas redes de informação, pelas indústrias culturais e pelas artes contemporâneas mobilizadas por este projeto.por
dc.description.abstractOne of the most distinctive traits of contemporary digital culture is the uninterrupted sharing of memories and experiences both lived and imagined. The ubiquitous presence of social networks, along with the fast development of software and applications that enable the recording and transmission of many different messages has changed the way in which we confront the images and narratives that make up our societies’ cultural memory. This article theoretically frames and describes the project Estórias: Portugal-África, which tries to be an answer to these processes by producing a digital archive about personal experiences that connect Portugal and Africa, experiences that can be rooted in family or community, in migrations and cultural crossings, in the colonial period or the post-colonial situations of cultural miscegenation. In this article I reflect on the transcultural dynamics made possible by the new media, the information networks and the practices of contemporary art mobilized for this project.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectArchiveeng
dc.subjectDigital archiveeng
dc.subjectCultural memoryeng
dc.subjectNew mediaeng
dc.subjectMedia archaeologyeng
dc.subjectarquivopor
dc.subjectarquivo digitalpor
dc.subjectmemória culturalpor
dc.subjectnovos médiapor
dc.subjectarqueologia dos médiapor
dc.titleEstórias Portugal-África: concepção de um espaço digital de partilhapor
dc.title.alternativePortugal-Africa stories: designing a digital space of sharingpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 29, vol. 16, nº 2-
uc.publication.firstPage27-
uc.publication.issue29-
uc.publication.lastPage42-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume16por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_29_2-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/39628/264646/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/39628/264646/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12087401-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Media & Jornalismo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
est_rias_portugal-_frica.pdf21 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.