Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39997
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dc.contributor.authorFernandes, Anabela
dc.date.accessioned2016-11-18T15:44:15Z
dc.date.accessioned2020-09-08T16:00:37Z-
dc.date.available2016-11-18T15:44:15Z
dc.date.available2020-09-08T16:00:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1114-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1115-0 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39997-
dc.description.abstractThis chapter argues for a reconceptualisation of communication that would enlarge second language learning and teaching approaches. We claim that this results in a deeper awareness of the contextual and interaction dimensions of language use and the broadening of the predominant view of oral communication, especially concerning the status of grammar and writing which have been neglected for a long time.eng
dc.description.abstractNesta exposição tentarei assinalar a especificidade de interações verbais orais em Português como língua não materna, tendo ponto de partida do texto a noção de comunicação e a interpretação abusiva de que essa noção foi alvo no domínio do ensino de língua não materna, levando à ideia de que a comunicação, e em particular a comunicação oral, dispensa o conhecimento gramatical e relega a forma escrita para um papel subalterno. No âmbito deste texto, assume-se antes um conceito de comunicação mais amplo e uma relação de complementaridade entre a oralidade e a escrita, uma vez que os aspetos que as separam decorrem de diferenças no enquadramento espaciotemporal e nos objetivos comunicativos que condicionam a forma e o conteúdo dos enunciados. Mais do que em qualquer outro, no discurso oral, em que os falantes se encontram muito frequentemente no mesmo contexto situacional, esse contexto desempenha um papel crucial na construção do sentido. Devido a essa circunstância, o discurso oral é caracterizado pela presença de marcas discursivas específicas. Partindo da modalidade discursiva e atendendo ao contexto de aprendizagem destes alunos, retiraram-se conclusões quanto a materiais e metodologias de ensino adequadas ao desenvolvimento da competência oral dos aprendentes neste contexto particular.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/39992por
dc.rightsopen access-
dc.subjectPortuguese as second languageeng
dc.subjectoral communicationeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectdiscourse markerseng
dc.subjectteaching materials and methodology designeng
dc.subjectPortuguês língua não maternapor
dc.subjectcomunicação oralpor
dc.subjectescritapor
dc.subjectmarcas discursivaspor
dc.subjectmateriais e metodologias de ensinopor
dc.titleExpressão oral em português língua não maternapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionInvestigaçãopor
uc.publication.firstPage121-
uc.publication.lastPage143-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1115-0_5-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleA linguagem na pólis-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11083094-
uc.publication.parentItemId54647-
uc.itemId69117-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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