Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40859
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dc.contributor.authorDinucci, Aldo
dc.date.accessioned2016-12-27T16:01:57Z
dc.date.accessioned2020-09-08T13:39:21Z-
dc.date.available2016-12-27T16:01:57Z
dc.date.available2020-09-08T13:39:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1287-4
dc.identifier.isbn978-989-26-1288-1 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/40859-
dc.description.abstractIn this paper, we will take, as a working hypothesis, the thesis of Bonhöffer, according to which Epictetus is fundamentally orthodox in his Stoicism, applying it specifically to the case of the Stoic doctrine of oikeiosis. Starting with the concept of koinonia, we will briefly outline the oikeoisis doctrine using two representative accounts of it from Antiquity: Cicero, De Finibus 3, and Hierocles’ Elements of ethics. After that, we will return to Epictetus’ texts, analyzing the various occurrences of the term koinonia, in order to show the connection of this concept with the orthodox doctrine of oikeiosis. Such an exercise will be useful, among other things, to show that the double kinship of the human being, to which Epictetus refers, does not imply adherence of the philosopher to Platonism, but rather that it is explained by the unfolding of oikeiosis in the human being.eng
dc.description.abstractNo presente trabalho, tomaremos, como hipótese de trabalho, a tese de Bonhöffer, segundo a qual Epicteto é fundamentalmente ortodoxo em seu estoicismo, aplicando-a especificamente ao caso da doutrina estoica da oikeoisis. Partindo do conceito de koinonia, faremos uma breve apresentação daquela doutrina através de dois textos antigos representativos sobre o tema: o presente no livro 3 do De Finibus, de Cícero; e o tratado Elementos de Ética, de Hiérocles. A seguir, voltar-nos-emos aos textos de Epicteto, analisando as várias ocorrências do termo koinonia, buscando mostrar a conexão desse conceito com a doutrina ortodoxa da oikeoisis. Tal exercício nos será útil, entre outras coisas, para mostrar que o duplo parentesco relativamente ao ser humano, ao qual Epicteto se refere, não implica adesão do filósofo ao platonismo, mas antes se explica pelo desdobramento da oikeoisis no ser humano.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherAnnablumepor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/40836por
dc.rightsopen access-
dc.subjectEpictetuseng
dc.subjectStoicismeng
dc.subjectoikeiosiseng
dc.subjectEpictetopor
dc.subjectEstoicismopor
dc.subjectoikeiosispor
dc.titleKoinonia cósmica e antropológica em Epictetopor
dc.title.alternativeCosmic and anthropological koinonia in Epictetuseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionHumanitas Supplementumpor
uc.publication.firstPage75-
uc.publication.lastPage88-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1288-1_5-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleCosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo-
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uc.itemId69065-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Cosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo
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