Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40871
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dc.contributor.authorMarcondes, Danilo
dc.date.accessioned2016-12-27T16:39:11Z
dc.date.accessioned2020-09-08T13:39:18Z-
dc.date.available2016-12-27T16:39:11Z
dc.date.available2020-09-08T13:39:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1287-4
dc.identifier.isbn978-989-26-1288-1 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/40871-
dc.description.abstractAccording to Richard Popkin, the rediscovery of ancient philosophy in modern thought opened the way to a new form of scepticism which he considers characteristic of modernity, sceptical fideism. This has been contested by a number of historians of philosophy. I turn to a neglected author, the humanist Guillaume Budé, who in his later work criticized the humanistic revival of the Classics as a threat to Christianity. Budé refers to the transition from Hellenism to Christian thought in Late Antiquity as importing philosophical questions into religious thought and thus provoking a conflict of doctrines inherited from philosophy. This argument allows us to show a parallel between early Christian thought and the religious conflicts in the sixteenth century, as well as to consider the revival of Patristic thought in the Renaissance as an important source for the knowledge of Classical philosophers, among them Pyrrhonians and Academics.eng
dc.description.abstractRichard Popkin mostrou que a retomada do ceticismo antigo no período moderno levou à formulação de um ceticismo moderno, distinto do ceticismo antigo. Uma dessas características em seu período inicial foi o que Popkin denominou “ceticismo fideísta”, consistindo no uso de argumentos céticos para problematizar os limites da razão, abrindo assim caminho para a fé. Essa discussão é particularmente importante no contexto da Reforma e da Contra-Reforma. Alguns historiadores da filosofia contestam porém a centralidade que Popkin atribui ao ceticismo nesse contexto e questionam a própria concepção de um ceticismo fideísta. Recorrendo ao humanista Guillaume Budé procuro mostrar que este pensador defende um tipo de fideísmo, atacando o recurso aos clássicos, inclusive ao ceticismo e ao estoicismo. Pode-se ver aí a influência de pensadores cristãos do Helenismo, os apologistas e representantes da patrística do período ante-nicêncio, que, relidos no início do período moderno, permitem um paralelo entre as controvérsias do início do Cristianismo e as do século XVI. Além disso, os textos dos apologistas e da patrística são também fonte de transmissão da filosofia cética através de referências a estes filósofos. Proponho assim uma leitura que favorece a interpretação de Popkin sobre o início do ceticismo moderno.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherAnnablumepor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/40836por
dc.rightsopen access-
dc.subjectAncient and modern scepticismeng
dc.subjectPopkineng
dc.subjectPatristiceng
dc.subjectCeticismo antigo e modernopor
dc.subjectPopkinpor
dc.subjectPatrísticapor
dc.titleCaminhos da retomada do Ceticismo Antigo no Pensamento Modernopor
dc.title.alternativeTrajectories of the rediscovery of Ancient Scepticism in Modern Thoughteng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionHumanitas Supplementumpor
uc.publication.firstPage183-
uc.publication.lastPage195-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1288-1_11-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleCosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/40871/205199/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/40871/205199/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11073161-
uc.publication.parentItemId54660-
uc.itemId69053-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Cosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo
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