Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40875
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dc.contributor.authorPina, Maria da Graça Gomes de
dc.date.accessioned2016-12-27T17:01:31Z
dc.date.accessioned2020-09-08T13:39:19Z-
dc.date.available2016-12-27T17:01:31Z
dc.date.available2020-09-08T13:39:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1287-4
dc.identifier.isbn978-989-26-1288-1 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/40875-
dc.description.abstractA decade before her death, for a brief period, Natália Correia decides to take shelter in the novel genre (without, however, neglecting poetry) and publishes in 1983 a short volume entitled Circe’s Island. The last story, which bears the same title as the volume, is a deconstruction of Homer’s narrative of Circe, a character known by her spelling power. The author’s re-appropriation of this Greek mythological character and of the locus where the action is played out is, according to her words, a mixture of «laughter» and «passion». These two feelings, around which the entire plot is constructed, represent the way in which Natália Correia revisits classicism and brings it to another land, closer to us and surely less mythological, where magic and the art of spelling acquire fully human features, but where the fantastical features of the witch Circe are also present. It is therefore my aim to analyse the narrative process according to which the feelings of laughter and passion are interweaved with the magic of the narrative, offering to the reader a modern vision of the classical world, allowing the return to that very world under the guidance of Natália Correia.eng
dc.description.abstractUma década antes da sua morte, Natália Correia decide refugiar-se por breve tempo na novelística (sem todavia abandonar a poesia) e publica em 1983 um pequeno volume intitulado A ilha de Circe. A última das novelas, homónima à coletânea, é uma desconstrução, à maneira nataliana, da narração odisseica de Circe, personagem homérica conhecida pelo seu poder enfeitiçador. A reutilização que a Autora faz dessa figura mitológica grega e do locus onde decorre a ação é, segundo as suas palavras, uma mistura de «riso» e de «paixão». Estes dois sentimentos, perno sobre o qual girará toda a ação, representam o modo pelo qual Natália Correia revisita o classicismo e o transplanta para outro terreno, mais próximo da nossa era e decerto um pouco menos mitológico, em que a magia e a arte de enfeitiçar ganham conotações, diria, plenamente humanas, mas onde não deixam de estar presentes também as características fantásticas da maga Circe. Com este contributo, proponho-me portanto analisar o processo narrativo segundo qual os sentimentos de riso e de paixão se entrelaçam com a magia da narração, oferecendo ao leitor uma visão do mundo clássico moderna, proporcionando-lhe e permitindo-lhe um regresso a esse mesmo mundo, sob a guia do cicerone Natália Correia.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherAnnablumepor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/40836por
dc.rightsopen access-
dc.subjectNatália Correiaeng
dc.subjectCirce’s Islandeng
dc.subjectlaughtereng
dc.subjectpassioneng
dc.subjectNatália Correiapor
dc.subjectA ilha de Circepor
dc.subjectrisopor
dc.subjectpaixãopor
dc.titleDeslocações divinas em territórios humanos: a arte de enfeitiçar de Natália Correiapor
dc.title.alternativeDivine displacements in human territories: Natália Correia’s art of charming bewitchingeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionHumanitas Supplementumpor
uc.publication.firstPage243-
uc.publication.lastPage250-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1288-1_15-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno15-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleCosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11073391-
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uc.itemId69057-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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