Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41218
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Pedro-
dc.date.accessioned2017-03-23T18:03:15Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:38Z-
dc.date.available2017-03-23T18:03:15Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41218-
dc.description.abstractCondicionado pela dimensão financeira do mercado e pelo impacto das novas tecnologias, o jornalismo encontra-se numa encruzilhada. Perante a ameaça que perpassa o quadro de valores que estruturam a profissão, sobrepõe-se a necessidade de estabelecer uma aliança estratégica entre o jornalismo e a academia (cursos de jornalismo/comunicação). Se os cursos de jornalismo/ comunicação estão a ser, cada vez mais e um pouco por todo o mundo, a porta de entrada na profissão, a academia deve assumir centralidade no processo, formando profissionais que estabeleçam um compromisso com o público. A receita é complexa: profissionais que resistam aos condicionalismos impostos pelo mercado, que fazem o jornalismo vacilar, e que ao mesmo tempo respondam criticamente, inovando, produzindo alternativa, às necessidades do mercado. Este percurso reclama uma maior aproximação entre academia e profissão; uma aproximação construtiva que não aniquile a identidade de nenhuma das partes.por
dc.description.abstractDriven by market and its financial dimension but also by a digital paradigm, the entire journalism structure stands at a crossroad. Only a strategic alliance between journalism and the academy (journalism/communication courses) can face the threats that endanger journalism values. As journalism /communication courses are increasingly becoming the main gateway to the profession, academy must ensure a central role in the process, training professionals committed to inform the public. The formula is complex: it requires professionals who are strong enough to resist the market constraints that weaken journalism, and, at the same time, are capable of giving critical responses to market demands by innovating and producing alternatives. This goal requires a closer tie between academy and profession, a constructive approach which will not annihilate the identity of either.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectallianceeng
dc.subjectacademyeng
dc.subjectjournalismeng
dc.subjectmarketeng
dc.subjecttechnologyeng
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectaliançapor
dc.subjectcademiapor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectmercadopor
dc.subjecttecnologiapor
dc.titleAliança estratégica entre jornalismo e academiapor
dc.title.alternativeStrategic alliance between journalism and academiapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 3-
uc.publication.firstPage43-
uc.publication.issue3-
uc.publication.lastPage59-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_3_3-
uc.publication.sectionO ensino do jornalismo no século XXI-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41218/265151/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41218/265151/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12095677-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Mediapolis
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alianca_estrategica_entre_jornalismo_e_academia_.pdf713.95 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.