Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41221
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dc.contributor.authorRibeiro, Nelson-
dc.date.accessioned2017-03-24T10:40:17Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:39Z-
dc.date.available2017-03-24T10:40:17Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41221-
dc.description.abstractO presente artigo tem por base uma comunicação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jornalismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapassada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser aprendida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológico das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte influência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.por
dc.description.abstractThis article is based on a paper delivered at a round table on “Journalism Teaching and Curricula” held during the Congress “Journalism Education in the XXI Century” that took place at the University of Coimbra in December 2014. It debates the relationship between journalists and journalism education, advocating that there is still a need to overcome the traditional opposition between those who consider journalism as a profession that can be taught and those who foresee it as an activity to be learned on the job. The article also discusses some of the consequences of the low level of journalism professionalization and the changes in the epistemological positioning of higher education training in this field. The strong influence of the administrative research and of the American education model has led journalism teaching to position itself closer to social sciences than the humanities.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectJournalism teachingeng
dc.subjectEstado Novoeng
dc.subjectjournalistseng
dc.subjectamerican model of journalism teachingeng
dc.subjectadministrative researcheng
dc.subjectEnsino do Jornalismopor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectjornalistaspor
dc.subjectmodelo americano de jornalismopor
dc.subjectpesquisa administrativapor
dc.titleO ensino do jornalismo: um desafio para as universidades e para os jornalistaspor
dc.title.alternativeJournalism teaching: challenges for universities and journalistspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 3-
uc.publication.firstPage93-
uc.publication.issue3-
uc.publication.lastPage103-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_3_6-
uc.publication.sectionO ensino do jornalismo no século XXI-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41221/265167/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41221/265167/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12095975-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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