Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41222
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPeixinho, Ana Teresa-
dc.date.accessioned2017-03-24T10:46:26Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:39Z-
dc.date.available2017-03-24T10:46:26Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41222-
dc.description.abstractDurante décadas, uma considerável parte da discussão sobre o ensino do Jornalismo em Portugal focou-se, sobretudo, em aspetos que diziam respeito, por um lado, à antítese prática / teoria e, por outro lado, à necessidade de adaptação tecnológica dos curricula, a fim de responderem à acelerada mudança das tecnologias da informação e da comunicação. Neste artigo, defende-se o valor das Humanidades na formação dos jornalistas, atendendo aos desafios que atualmente se colocam à profissão. Ora, uma formação universitária em Jornalismo tem de estar preparada para conseguir precisamente dotar os estudantes de um conjunto de saberes e competências que lhes permitam respeitar as questões éticas e deontológicas inerentes à profissão; perceber que o mundo multicultural, multilinguístico e, sobretudo, multimédia, implica novos desafios éticos e realidades mais complexas que exigem uma estrutura de pensamento mais sólida e, sobretudo, a capacidade de pensar e resolver problemas mais complexos e sensíveis.por
dc.description.abstractFor decades, a considerable part of the discussion on the journalism education in Portugal focused mainly on aspects that concerned, on the one hand, the antithesis practice / theory and, on the other hand, the need for technological adaptation of curricula, in order to respond to the rapid change of information and communication technologies. In this article, we defend the value of the humanities in the training of journalists, in view of the challenges that the profession currently faces. Now a university education in journalism must be prepared to provide students with a set of knowledge and skills to meet the ethical issues inherent to the profession; realize that the multicultural world, multilingual and, above all, multimedia, involves new ethical challenges and more complex realities that require a more solid structure of thought and, above all, the ability to think and solve most complex and sensitive issues.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectEducationeng
dc.subjecthumanitieseng
dc.subjectjournalismeng
dc.subjectacademyeng
dc.subjectgraduationeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjecthumanidadespor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectacademiapor
dc.subjectgraduaçãopor
dc.titleO contributo das humanidades para o ensino do jornalismopor
dc.title.alternativeThe liberal arts contribution to journalism educationpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 3-
uc.publication.firstPage105-
uc.publication.issue3-
uc.publication.lastPage117-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_3_7-
uc.publication.sectionO ensino do jornalismo no século XXI-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41222/265171/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41222/265171/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12096029-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Mediapolis
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_contributo__das_humanidades_para_o_ensino_do_jornalismo.pdf859.94 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.