Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41237
Title: Dança, educação e antropologia: libertar o movimento
Authors: Houart, Jacques
Keywords: Danse;éducation;anthropologie;pouvoir;Dança;educação;antropologia;poder
Issue Date: 2000
Publisher: CIAS - Centro de Investigação em Antropologia e Saúde
Abstract: O que atrai na antropologia actual é uma metodologia mais atenta ao corpo, ao vivido, ao emocional. Ela reencontra, neste terreno, a evolução da dança contemporânea e as suas tentativas de libertar o movimento e a expressão. De uma aproximação entre os dois domínios resultam novas perspectivas sobre a educação, sobre o ensino e sobre o saber. Já não se trata de domar os corpos para melhor alimentar os espíritos, mas sim de promover, simultaneamente, o desabrochar cognitivo, afectivo e convivial. São as formas institucionais do poder, e o seu enraizamento social, que é preciso então questionar.
Ce qui attire dans l'anthropologie actuelle, c’est une méthodologie plus attentive au corps, au vécu, à l’émotionnel. Elle retrouve, sur ce terrain, l’évolution de la danse contemporaine et ses tentatives de libération du mouvement et de l’expression. D’un rapprochement entre les deux domaines, résultent de nouvelies perspectives sur l’éducation, l’enseignement et le savoir. Il ne s’agit plus de dompter les corps pour mieux alimenter les esprits, mais de promouvoir, simultanément, l’épanouissement cognitif, affectif e convivial. Ce sont les formes institutuionnelles du pouvoir, et leur enracinement social, qu’il faut alors questionner.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/41237
ISSN: 2182-7982 (digital)
0870-0990
DOI: 10.14195/2182-7982_17_1
Rights: open access
Appears in Collections:Antropologia Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danca__educacao_e_antropologia.pdf3.52 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.