Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41292
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Francisco Canindé da
dc.contributor.authorSampaio, Marisa Narcizo
dc.date.accessioned2017-04-05T12:06:40Z
dc.date.accessioned2020-09-08T12:02:03Z-
dc.date.available2017-04-05T12:06:40Z
dc.date.available2020-09-08T12:02:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-26-1325-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1326-0
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41292-
dc.description.abstractThe framework of this paper takes place in the 40 horas de Angicos (40 hours of Angicos), an experience of democracy and empowerment started by Paulo Freire in the early 1960 in the city of Angicos, State of Rio Grande do Norte – Brazil. Within this context, the reflection purposed in the paper starts in the dialogic experience of co‑‑authorship to analyze in what circumstances the different participants of the experience (researchers, college students, professors, cultural agents) were, over time, amplifying their practices and (re)creating the literacy purpose idealized by Paulo Freire. The evidences were gathered through interviews with students and coordinators during the celebration of the 50th anniversary of the experience of Angicos. All the efforts highlight the importance of recover the history in a transformative way, analyzing how it built the present and how it inspires the future – that is one of the policies of the Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Norte (NUHMEJA‑RN – Center of Reference in History and Memory of Youth and Adult Education in Rio Grande do Norte).eng
dc.description.abstractEste texto assume como pano de fundo a experiência das 40 horas de Angicos, proposta de educação democratizadora e emancipatória iniciada por Paulo Freire no início da década de 1960 na cidade de Angicos, estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Nesse contexto, a reflexão proposta funda‑se na experiência dialógica da coautoria para analisar a forma como diferentes interlocutores, que se foram fazendo presentes no projeto ao longo da sua história (pesquisadores, estudantes universitários, professores, agentes culturais), foram amplificando as suas práticas e, ao mesmo tempo, (re)criando a proposta de alfabetização idealizada por Paulo Freire. Os indícios recolhidos advêm de entrevistas realizadas junto a estudantes e a coordenadores/ as na ocasião das comemorações do cinquentenário da experiência de Angicos. Reforçou‑‑se, nesse sentido, uma postura de recuperar a história da experiência não apenas de um ponto de vista contemplativo, mas transformador, no intuito de informar como a história construiu o presente e inspira o futuro – uma das diretivas de ação das pesquisas do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Norte (NUHMEJA‑‑RN).por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/41289por
dc.rightsopen access-
dc.titleAs 40 horas de Angicos: uma experiência pedagógica de coautoriapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage53-
uc.publication.lastPage73-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1326-0_3-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleDiálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41292/204832/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41292/204832/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11068501-
uc.publication.parentItemId54669-
uc.itemId68981-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
as_40_horas_de_angicos._uma_experiencia_pedagogica_de_coautoria.pdf2.39 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.