Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41297
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dc.contributor.authorPeixoto Filho, José Pereira
dc.contributor.authorCosta, Danilo Svágera da
dc.date.accessioned2017-04-05T15:52:13Z
dc.date.accessioned2020-09-08T12:02:05Z-
dc.date.available2017-04-05T15:52:13Z
dc.date.available2020-09-08T12:02:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-26-1325-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1326-0 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41297-
dc.description.abstractThis study analyses the educational foundation planned by the Brazilian contemporary philosopher Álvaro Vieira Pinto. Therefore it discusses the central ideas present in his work “Sete Lições sobre Educação de Adultos” (“Seven Lessons on Adult Education”, 1982), such as: awareness, ingenuity and criticism and, also, the emphatic relationship between education and the historicity and the human training/education. As investigative proposal, we will first address the reasons that led Álvaro to change the investigative focus of his works, a change from philosophy to educational themes. In the second phase, we will explore central notions of the educational concept supported by the philosopher, seeking a conceptual explanation of the key words used for the establishment of a Philosophy of Education proposed by the thinker. Finally, we reinforce the objective of replace ideas of the cited author, putting into practice the words of Paulo Freire to encourage the study of Álvaro (Freire, 1967).eng
dc.description.abstractEste estudo analisa a fundamentação educacional proposta pelo filósofo contemporâneo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Para tanto, discute‑‑se as noções centrais presentes em sua obra “Sete Lições sobre Educação de Adultos” (1982), tais como: consciência, ingenuidade e criticismo, bem como a enfática relação da educação com a historicidade e a formação humana. Como proposta investigativa, iremos primeiramente abordar as motivações que levaram Álvaro a mudar o foco investigativo de suas obras, oferecendo‑‑nos uma guinada da filosofia para uma temática educacional. No segundo momento, investigaremos as noções centrais da concepção educativa segundo o filósofo, visando uma explicação conceitual dos principais vocábulos utilizados para a constituição de uma Filosofia da Educação proposta pelo pensador. Em última instância, reiteramos como objetivo a recolocação das ideias do supracitado autor em debate, perfazendo as palavras de Paulo Freire ao incentivar o estudo de Álvaro (Freire, 1967).por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/41289por
dc.rightsopen access-
dc.titleA fundamentação educativa em Álvaro Vieira Pinto: formação humana e historicidade no âmago do realpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage157-
uc.publication.lastPage171-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978‑ 989‑ 26‑ 1326-0_8-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleDiálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil-
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uc.itemId68989-
item.fulltextWith Fulltext-
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Appears in Collections:Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
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