Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41321
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dc.contributor.authorVieira, Cristina C.
dc.contributor.authorNunes, Maria Teresa Alvarez
dc.contributor.authorFerro, Maria Jorge
dc.date.accessioned2017-04-06T10:56:00Z
dc.date.accessioned2020-09-08T12:02:04Z-
dc.date.available2017-04-06T10:56:00Z
dc.date.available2020-09-08T12:02:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-26-1325-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1326-0 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41321-
dc.description.abstractIn this chapter it is our intention to discuss the role of education, considered in a broad sense, in promoting critical awareness of the learner, but also of those who teach, no matter the context under analysis, about the appropriation of knowledge related to gender, mostly based on stereotypes that restrict self‑determination of each person in their decisions and life paths. Such reflection results from continuing education experiences of teachers on issues related to gender, education and citizenship, in the Faculty of Psychology and Sciences of Education, University of Coimbra, Portugal, for a two‑‑year period, involving seven courses and about 100 participants.eng
dc.description.abstractNeste capítulo pretende‑‑se discutir o papel da educação, considerada em sentido lato, na promoção da consciência crítica de quem aprende, mas também de quem ensina, seja qual for o contexto em análise, a respeito das aprendizagens de género, na sua maioria assentes em estereótipos que restringem a auto‑‑determinação de cada pessoa nas suas escolhas e trajetos de vida. A reflexão apresentada resulta de experiências de formação contínua de docentes sobre as temáticas de género, educação e cidadania, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, durante um período de dois anos, tendo envolvido sete cursos e cerca de 100 participantes.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/41289por
dc.rightsopen access-
dc.titleQuestões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educaçãopor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage701-
uc.publication.lastPage716-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978‑ 989‑ 26‑ 1326-0_32-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno32-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleDiálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41321/204844/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41321/204844/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11068749-
uc.publication.parentItemId54669-
uc.itemId68984-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
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