Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41336
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacedo, Brian-
dc.date.accessioned2017-04-13T11:48:45Z
dc.date.accessioned2020-09-24T01:06:30Z-
dc.date.available2017-04-13T11:48:45Z
dc.date.available2020-09-24T01:06:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1647-6336 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41336-
dc.description.abstractEste artigo se propõe analisar o Processo de Bolonha e verificar os discursos e dinâmicas acerca da reformulação da oferta educativa nas universidades pertencentes à União Europeia (UE). Como estratégia metodológica foi realizada uma revisão de literatura resumida e análise documental com o objetivo de compreender os efeitos políticos, econômicos e sociais decorrentes da implantação deste novo regime educacional. Neste sentido, este estudo concluiu que houve significativas mudanças na estrutura das Universidades que possibilitaram avanços na consolidação desta reforma, porém apontou também para a necessidade de acompanhamento e reestruturação de alguns eixos norteadores do Processo de Bolonha para que sua implementação ocorra satisfatoriamente.por
dc.description.abstractThis article proposes to analyze the Bologna Process and verify the discourses and dynamics about the reformulation of the educational offer in the universities belonging to the European Union (EU). As a methodological strategy, a review of summary literature and documentary analysis with the objective of understanding the political, economic and social effects resulting from the implementation of this new educational regime. In this sense, this study concluded that there were significant changes in the structure of universities that made progress in consolidating this reform, but also pointed to the need to follow up and restructure some of the Bologna Process guidelines so that this implementation happen satisfactorilyeng
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares do Século XX-
dc.publisherCentro de Informação Europe Direct de Aveiro-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectBologna processeng
dc.subjectEuropean Unioneng
dc.subjectuniversityeng
dc.subjectECTSeng
dc.subjectmodel cycleseng
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectUnião Europeiapor
dc.subjectuniversidadepor
dc.subjectECTSpor
dc.subjectmodelo de ciclospor
dc.titleO Processo de Bolonha: discursos e dinâmicas da reformulação educacional nas universidades da União Europeia: algumas reflexõespor
dc.title.alternativeThe Bologna Process: Discourses and dynamics of the educational reformulation in the universities of the European Union: some reflectionspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionDebater a Europa n.º 16-
uc.publication.firstPage209-
uc.publication.issue16-
uc.publication.lastPage219-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleDebater a Europa-
dc.identifier.doi10.14195/1647-6336_16_9-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41336/238741/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41336/238741/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11602805-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Debater A Europa
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_processo_de_bolonha.pdf394.32 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.