Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41387
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dc.contributor.authorAbreu, José-
dc.contributor.authorEstudante, Paulo-
dc.date.accessioned2017-04-24T15:54:39Z
dc.date.accessioned2020-09-30T11:27:22Z-
dc.date.available2017-04-24T15:54:39Z
dc.date.available2020-09-30T11:27:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0870-0958-
dc.identifier.issn2183-8925 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/41387-
dc.description.abstractUm dos principais entraves com que o estudo do património musical português se depara é o relativamente reduzido conhecimento das fontes musicais que nos chegaram. De facto, são poucos os catálogos hoje disponíveis relativos aos vários fundos musicais conservados nos arquivos ou bibliotecas nacionais. Por conseguinte, é revelador que o acervo musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), apesar de algumas iniciativas de inventariação nas últimas décadas, nos continue a surpreender com a quantidade e qualidade das fontes musicais aí conservadas. O presente trabalho pretende, assim, trazer um pouco mais de luz sobre um dos corpus musicais da BGUC, a colecção de polifonia impressa dos séculos XVI e XVII. Trata-se de um estudo introdutório onde, para além de levantar e relacionar alguns dos passos conducentes à reunião do actual fundo musical da BGUC, se procura não só fornecer uma ferramenta de pesquisa que possa servir de base de apoio numa futura catalogação sistemática mas, sobretudo, estimular a investigação musicológica e histórica em torno deste extraordinário acervo.por
dc.description.abstractPortuguese Musicology still has a poor understanding of the extant music sources. It is, indeed, compelling to acknowledge how few are the available catalogues of the several national music collections. Even when facing such an important music collection as the one preserved at the University of Coimbra Library, so often mentioned in the literature, it is amazing how little we do know about its contents. Thus, this paper aims to bring forward one of the music corpus of Coimbra's Library, the 16th and 17th centuries printed polyphony. Through an introductory study, the authors put together some of the most important steps concerning the collection formation. They also try to systematize data about those printed music books thriving both for a tool which can be helpful for an upcoming catalogue, and a stimulus for a more thorough musicological and historical research into the University of Coimbra Music Library.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.titleA propósito dos livros de polifonia impressa existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: uma homenagem ao musicólogo pioneiro Manuel Joaquimpor
dc.title.alternativeThe University of Coimbra's Library 16th and 17th Centuries printed polyphonypor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História das Ideias vol. 32-
uc.publication.firstPage81-
uc.publication.lastPage130-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História das Ideias-
uc.publication.volume32por
dc.identifier.doi10.14195/2183-8925_32_3-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41387/248753/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41387/248753/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11870546-
item.fulltextWith Fulltext-
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