Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/41481
Title: Políticas públicas de educação de adultos em portugal: transições na era pós-novas oportunidades: perceções de uma equipa Técnico-pedagógica
Other Titles: Public policy of adult education in portugal: transitions in the post-new opportunities: perceptions of a technical-pedagogical team
Políticas públicas de educación de adultos en portugal: transiciones en lo post-nuevas oportunidades: percepciones de un equipo técnico pedagógico
Authors: Rodrigues, Marta de Oliveira
Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Keywords: evaluación de competencias;equipo técnico pedagógico;Centro Nuevas Oportunidades;Centro de Formación y Educación Profesional;assessment of competencies;technical-pedagogical team;New Opportunities Centre;Centre for Training and Professional Education;balanço de competências;equipa técnico-pedagógica;Centro Novas Oportunidades;Centro para a Qualificação e Ensino Profissional
Issue Date: 2016
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Este artículo es el resultado de una investigación que busca analizar las percepciones de un equipo técnico pedagógico de un extinto Centro Nuevas Oportunidades (CNO) en los cambios derivados de la transición de un periodo marcado por la Iniciativa Nuevas Oportunidades (INO) por un período de transición en las políticas educativas que implementaron el Centro de Capacitación y Formación Profesional (CQEP). Este estudio cualitativo exploratorio se llevó a cabo entre ocho “ profesionales” de un CQEP del norte de Portugal, utilizando como una técnica para la recogida de datos, la entrevista. Los resultados nos permiten concluir que, entre otras cosas, la mayoría de los encuestados no estaba de acuerdo con el cambio que se produjo entre la INO y la Medida Vida Activa, caracterizándolo como economicista y que no resolvió las cuestiones clave para mejorar la INO y sus centros.
Este artigo resulta de uma investigação que pretendeu analisar as perceções de uma equipa técnico-pedagógica de um extinto Centro Novas Oportunidades (CNO) sobre as alterações resultantes da passagem de um período marcado pela Iniciativa Novas Oportunidades (INO) para uma época de transição de políticas educativas em que se implementavam os Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP). Este estudo exploratório de natureza qualitativa foi realizado junto de oito “profissionais” de um CQEP da região Norte de Portugal, utilizando como técnica de recolha de dados a inquirição por entrevista. Os resultados obtidos permitem-nos concluir, entre outros aspetos, que a maioria dos entrevistados não concorda com a mudança ocorrida entre a INO e o Medida Vida Ativa, considerando-a economicista e que não resolveu as questões fulcrais de melhoria da INO e dos seus centros.
This article is the result of an investigation that seeks to analyze the perceptions of a technical - pedagogical team of an extinct New Opportunities Centre (CNO) on the changes resulting from the passage of a period marked by the New Opportunities Initiative (INO) to a time of transition in education policies that implemented the Centers for Training and Professional Education (CQEP). This exploratory qualitative study was conducted among eight “professionals” of a CQEP of the northern Portugal, using as technique the interview survey. The results allow us to conclude, among other things, that the majority of respondents did not agree with the change that occurred between the INO and the Measure Active Life, considering it as economist and that did not solve the key issues to improve the INO and its centres.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/41481
ISSN: 0870‑418X
1647-8614 (PDF)
DOI: 10.14195/1647-8614_50-2_4
Rights: open access
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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