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https://hdl.handle.net/10316.2/41669
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Fialho, Maria do Céu | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T10:12:19Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T11:26:37Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T10:12:19Z | |
dc.date.available | 2020-09-30T11:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.issn | 0870-0958 | - |
dc.identifier.issn | 2183-8925 (digital) | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/41669 | - |
dc.description.abstract | O poder encantatório da palavra é já consciente em Homero e Hesiodo, como se percebe pela qualidade da "doçura de mel", atribuída ao verbo do poeta, do orador ou do rei que administra a justiça. Mas a primeira sistematização teorética da techne da persuasão surge com o nascimento da democracia, dada a importância do domínio da palavra no contexto da tomada de decisões colectivas na pòlis. Se a tragedia dá expressão aos paradoxos e tensões da polis, compreende-se que reflicta o proprio papel da Persuasão na comunidade. As Euménides de Esquilo atestam a convicção de que é a força da verdade que confere peso ao argumento, no discurso público que procura consolidar o bem comum. O teatro de Eurípides, produto de um tempo de crise e de desgaste da democracia, espelha o recurso à Retórica e à Persuasão como um processo que autonomiza a perícia técnica do domínio do poder encantatório da palavra, ensinada pelos mestres da ágora e utilizada pelo demagogo como instrumento de manipulação do povo, em nome de interesses particulares. | por |
dc.description.abstract | The charming power of the word is well known in Homer and Hesiod, as is made clear through the "honey-like sweetness" which is attributed to the speech of the poet, of the orator or of the king who administers justice. However, the first theoretical systematization of the techne of persuasion appears with the birth of democracy, given the importance of mastering the word in the context of taking collective decisions in the polis. If tragedy gives expression to paradoxes and tensions in the polis, then it can be understood as reflecting the very role of Persuasion in the community. Aeschylus' Eumenides testify to the conviction that it is the force of truth that lends weight to the argument in public speech which aims to consolidate the common good. Euripides' theatre, as a product of this time of crisis and decadence of democracy, reflects the use of Rhetoric and Persuasion as a process that grants autonomy to the technical expertness of the mastering of the word-charming power, which was taught by the masters on the agora and used by the demagogues as an instrument to manipulate the people for private gain. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.rights | open access | - |
dc.title | Crise política e perversão da retórica no teatro de Eurípides | por |
dc.title.alternative | The political crisis and the perversion in the rhetoric in Euripides's plays | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista de História das Ideias vol. 26 | - |
uc.publication.firstPage | 47 | - |
uc.publication.lastPage | 69 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista de História das Ideias | - |
uc.publication.volume | 26 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/2183-8925_26_3 | - |
uc.publication.orderno | 4 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41669/248465/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41669/248465/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11862589 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista de História das Ideias |
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