Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/42299
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Elizabeth Antonia de-
dc.date.accessioned2017-07-12T08:52:55Z
dc.date.accessioned2020-09-21T05:30:59Z-
dc.date.available2017-07-12T08:52:55Z
dc.date.available2020-09-21T05:30:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0872-2110-
dc.identifier.issn2183-7260 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/42299-
dc.description.abstractA nossa vivência acadêmica vem confirmando um problema muito falado, mas pouco estudado: o fato de um número significativo de estudantes brasileiros chegarem à Universidade sem terem bom domínio, na lida com a escrita, do uso e dos movimentos que fazem com alguns recursos lógicos e retóricos. Clássicos da argumentação, principalmente Aristóteles, sustentam que o discurso se encaixa em dois paradigmas: um primário e outro secundário. Logo, tendo em vista suas peculiaridades, o discurso acadêmico deveria estar colocado no segundo paradigma. Isso mostra que a construção do texto científico não é um processo simples. Como solução para o problema, propomos uma Pedagogia mais retórica, se assim podemos dizer, que, para trabalhar a escrita, priorize o treino.por
dc.description.abstractOur academic experience comes confirming a issue very much talked about, but not to much studied: the fact that an important quantity of Brazilian students arrives at the University without having a good command in deal with the writing, concerning the use and the movements that make with some logical and rhetorical resources. Classics of the argumentation, especially Aristotle, maintain that the speech fits into two paradigms: one primary and other one secondary. However, the academic speech should be placed into the second paradigm. This shows that the construction of scientific text isn’t a simple process. As a solution to the problem, we propose a more rhetorical Pedagogy, if we can say like that, which, to works the writing, prioritizes the training.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectacademyeng
dc.subjectcontradictionseng
dc.subjecttrainingeng
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectacademiapor
dc.subjectcontradiçõespor
dc.subjecttreinopor
dc.titleA produção textual na Universidade Brasileira e a construção do sentido: contradições acadêmicas e soluções possíveispor
dc.title.alternativeThe textual production in the brazilian university and the construction of the meaning: academic contradictions and possible solutionpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionBoletim de Estudos Clássicos vol. 61-
uc.publication.firstPage197-
uc.publication.lastPage213-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleBoletim de Estudos Clássicos-
uc.publication.volume61por
dc.identifier.doi10.14195/2183-7260_61_12-
uc.publication.sectionDidática das línguas clássicas-
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/42299/229257/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/42299/229257/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11439009-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Boletim de Estudos Clássicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_produc_a_o_textual_na_universidade_brasileira.pdf310.74 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.