Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/42993
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dc.contributor.authorToipa, Helena Maria Ribeiro Almeida Costa
dc.date.accessioned2017-10-06T10:32:57Z
dc.date.accessioned2020-09-05T23:29:55Z-
dc.date.available2017-10-06T10:32:57Z
dc.date.available2020-09-05T23:29:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-26-1292-8
dc.identifier.isbn978-989-26-1293-5 (PDF)
dc.identifier.issn2182‑8814
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/42993-
dc.description.abstractThe pedagogical works written by some jesuitical teachers were relevant to the composition of the Ratio Studiorum (1599) of the Society of Jesus. Among those teachers, P. Perpinhão wrote several texts about the pedagogical practice of teaching, reflecting the one that was employed at Coimbra, in the Colégio das Artes (1555-1561): De ratione liberorum instituendorum litteris Graecis et Latinis; Qui authores studioso eloquentiae sunt necessarii; Forma praemiorum publicorum et priuatorum; Qui studia elegantioris doctrinae florere uolunt, haec eis quam diligentissime fieri possit, curanda sunt. His informations, transmited by these articles, were taken into consideration to the definition of the jesuitical method of teaching, which was to be used in all their schools and would shape the minds of several european generations.eng
dc.description.abstractOs textos pedagógicos de alguns professores dos colégios da Companhia de Jesus foram importantes para a definição do método de ensino dos jesuítas, plasmado na versão final da Ratio Studiorum de 1599. Dentre esses professores, não é despiciendo o contributo de Pedro Perpinhão que redigiu pequenos textos que submeteu à apreciação dos seus superiores e que se referiam à prática pedagógica do Colégio das Artes, de Coimbra, onde lecionou por alguns anos (1555-1561); para além de De ratione liberorum instituendorum litteris Graecis et Latinis, compôs: Qui authores studioso eloquentiae sunt necessarii; Forma praemiorum publicorum et priuatorum; Qui studia elegantioris doctrinae florere uolunt, haec eis quam diligentissime fieri possit, curanda sunt. As informações que divulgou nestes opúsculos foram certamente tidas em consideração para a definição do método de estudos dos jesuítas, que se viria a generalizar nos seus colégios e que viria a formar a mentalidade de sucessivas gerações de europeus.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/42974por
dc.rightsopen access-
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectColégio das Arteseng
dc.subjectSociety of Jesuseng
dc.subjectratio studiorumeng
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectColégio das Artespor
dc.subjectCompanhia de Jesuspor
dc.subjectratio studiorumpor
dc.titleDe ratione liberorum instituendorum litteris Graecis et Latinis de Pedro Perpinhão: na génese da Ratio Studiorum da Companhia de Jesuspor
dc.title.alternativeDe ratione liberorum instituendorum litteris Graecis et Latinis by Pedro Perpinhão: on the creation of the Ratio Studiorum by the Society of Jesuseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage353-
uc.publication.lastPage373-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1293-5_18-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno18-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleLegado clássico no Renascimento e sua receção: contributos para a renovação do espaço cultural europeu-
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Appears in Collections:Legado clássico no Renascimento e sua receção: contributos para a renovação do espaço cultural europeu
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