Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44173
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeto, João Mendes da Rocha-
dc.contributor.authorFurtado, Edna Maria-
dc.date.accessioned2018-07-12T14:28:20Z
dc.date.accessioned2020-09-22T12:43:30Z-
dc.date.available2018-07-12T14:28:20Z
dc.date.available2020-09-22T12:43:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2183-4016 (PDF)-
dc.identifier.issn0871-1623-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44173-
dc.description.abstractHá um cenário que confere cada vez maior centralidade as áreas urbanas, que parecem ser constantemente reestruturadas para dar cont a dos interesses das corporações econômicas. Ent re as estratégias despontam os projetos de revitalização urbana, que não visam apenas a recuperação de áreas deterioradas, mas viabilizam um conjunto de intervenções voltadas para transformação desses espaços em áreas atrativas para o capital. E para que isso tenha êxito há uma necessidade constante de transformar tais pontos da cidade em grifes, o que requer também um tratamento para torná-las “espetacularizadas” e voltadas para a atividade turística. Nesse contexto os antigos portos adquirem importância, uma vez que se estendem por extensas áreas, próximas ao centro das cidades e, na maior parte das vezes se constituíram em espaços degradados, apartados da economia dos serviços, que caracteriza essas áreas centrais. Foi realizada uma revisão teórica que recorreu a autores de diversos campos de conhecimento, adicionalmente foram feitas consultas a documentos oficiais de planejamento de diversos portos no mundo, a fim de identificar suas estratégias nos projetos de revitalização; houve ainda a utilização de relatórios da Global Property Guide, que analisa os mercados imobiliários de grandes cidades, com a finalidade de verificar o impacto desses grandes projetos no mercado imobiliário, sobretudo na valorização fundiária das suas proximidades.por
dc.description.abstractThere is a scenario that confers increasingly centrality to urban areas, which seem to be constantly restructured to account for the interests of economic corporations. Among the strategies, urban revitalization projects stand out, which not only contemplate the recovery of deteriorated areas, but make possible a set of interventions aimed at transforming these spaces into attractive areas for capital. And for that to be successful there is a constant need to transform such points of the city into brands, which also requires a treatment to make them "spectacular" and directed to the tourist activity. In this context, the old ports become important, since they extend over large areas, close to the center of the cities and, in most cases, they are constituted in degraded spaces, separated from the economy of the services, that characterizes those areas. A theoretical review was carried out, which recruited authors from various fields of knowledge. In addition, consultations were made with official planning documents of various ports around the world to identify their strategies in revitalization projects; We also used reports from the Global Property Guide, which analyzes the real estate markets of large cities, in order to verify the impact of these large projects on the real estate market, especially in the agricultural valuation of their vicinity.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectPortseng
dc.subjectRevitalizationeng
dc.subjectGlobal capitalismoeng
dc.subjectReal estate marketeng
dc.subjectCidades empresaspor
dc.subjectPortospor
dc.subjectRevitalizaçãopor
dc.subjectCapitalismo globalpor
dc.subjectMercado imobiliáriopor
dc.titleOs "novos” velhos portos: espaços de metamorfose para o capital imobiliário e para o turismopor
dc.title.alternativeThe “new” old ports: spaces of metamorphosis for real estate capital and for tourismpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionCadernos de Geografia nº 37-
uc.publication.firstPage43-
uc.publication.issue37-
uc.publication.lastPage54-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleCadernos de Geografia-
dc.identifier.doi10.14195/0871-1623_37_4-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44173/233445/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44173/233445/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11477957-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Cadernos de Geografia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
os_novos_velhos_portos.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.