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https://hdl.handle.net/10316.2/44198
Title: | Os comités locais de gestão do risco de calamidades e a educação sobre inundações no Baixo Limpopo, Moçambique | Other Titles: | The local disaster risk management and flood education committees in the Lower Limpopo, Mozambique | Authors: | Dgedge, Gustavo Chemana, Célia |
Keywords: | Committees;education;risk management;vulnerability;risk;Comités;educação;gestão de risco;vulnerabilidade;risco | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Na gestão de riscos naturais, a educação para a redução da vulnerabilidade parte do conhecimento da realidade do
local. No Baixo Limpopo foram formados Comités Locais de Gestão de Riscos de Calamidades, compostos por 18 pessoas
voluntárias da Comunidade que fazem a gestão, para reduzirem a vulnerabilidade onde habitam. Estes participam
nas simulações e campanhas levadas a cabo antes, durante e depois dos fenómenos calamitosos. O objectivo desta
pesquisa foi compreender a contribuição destes Comités na educação sobre o risco de inundação no Baixo Limpopo,
em Moçambique. A metodologia baseou-se na entrevista, observação directa e na consulta documental. Foram
entrevistados membros dos Comités Locais de Gestão de Riscos, população e técnicos do Instituto Nacional de Gestão
de Calamidades. Realizaram-se visitas de campo para identificar os locais e testemunhar as actividades de educação
em matéria de gestão de riscos de inundações na comunidade. Conclui-se que os Comités promovem a educação sobre
a matéria na comunidade, contribuindo na redução de vítimas mortais no Baixo Limpopo. In natural risk management, education to reduce vulnerability starts with a proper knowledge of the area. In the Lower Limpopo, Local Disaster Management Committees (CLGRCs) consist of 18 volunteers who handle the management of vulnerability reduction in their area of residence. They participate in simulations and campaigns carried out before, during and after the catastrophic phenomena. The objective of this research was to understand how these Committees contribute to flood risk education in the Lower Limpopo, Mozambique. The methodology was based on interview, direct observation and document analysis. We interviewed members of the local risk management committees, local people and technicians from the National Institute of Disaster Management. Field visits were conducted to identify sites and observe the flood risk management education activities in the community. It is concluded that the committees promote education within the community, which helps to reduce deaths in the Lower Limpopo. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/44198 | ISSN: | 1647-7723 (digital) 0872-8941 |
DOI: | 10.14195/1647-7723_25-2_10 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Territorium |
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