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https://hdl.handle.net/10316.2/44213
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Marchezini, Victor | - |
dc.contributor.author | Muñoz, Viviana Aguilar | - |
dc.contributor.author | Trajber, Rachel | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T15:15:21Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T13:45:52Z | - |
dc.date.available | 2018-08-23T15:15:21Z | |
dc.date.available | 2020-10-07T13:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.issn | 1647-7723 (digital) | - |
dc.identifier.issn | 0872-8941 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/44213 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo apresentar um diagnóstico da situação de vulnerabilidade das escolas perante desastres socioambientais no Brasil. Foi possível identificar cinco tipologias principais de impacto: sobre a integridade física das pessoas, sobre a rotina da escola por mudança de uso e ocupação em situação de desastre, sobre a estrutura física do edifício, sobre os materiais e equipamentos escolares e sobre o exercício educativo propriamente dito. Por fim, ressalta-se que os formuladores de políticas e os gestores da área de gestão de riscos e de desastres precisam envolver o setor educativo na formulação de políticas para reduzir sua própria vulnerabilidade. | por |
dc.description.abstract | This study set out to analyze some aspects of the vulnerability of schools to socio-environmental disasters in Brazil. The study identified five main impacts in the educational sector: on the physical safety of students, teachers and other school workers; on the routine of schools due to their use as temporary shelter for people affected by disasters; on the physical structure of school buildings damaged in an event; on material and equipment that may be damaged; on the very education of students. We highlight the fact that policymakers and practitioners in the fields of risk management and disaster management need to involve the education sector in the formulation of policies to reduce that sector’s vulnerability. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Disasters | eng |
dc.subject | vulnerability | eng |
dc.subject | schools | eng |
dc.subject | education | eng |
dc.subject | risk reduction | eng |
dc.subject | Desastres | por |
dc.subject | vulnerabilidade | por |
dc.subject | escolas | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | redução do risco | por |
dc.title | Vulnerabilidade escolar frente a desastres no Brasil | por |
dc.title.alternative | School vulnerability to disasters in Brazil | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Territorium nº 25 (II) | - |
uc.publication.firstPage | 161 | - |
uc.publication.issue | 25 (II) | - |
uc.publication.lastPage | 177 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Territorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança | - |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-7723_25-2_13 | - |
uc.publication.section | Artigos | - |
uc.publication.orderno | 14 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44213/279522/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44213/279522/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12365743 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Territorium |
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File | Description | Size | Format | |
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