Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44266
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dc.contributor.authorAndreoni, Renata
dc.contributor.authorD’Almeida, Nicole
dc.date.accessioned2018-10-01T13:48:26Z
dc.date.accessioned2020-09-05T09:30:01Z-
dc.date.available2018-10-01T13:48:26Z
dc.date.available2020-09-05T09:30:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1557-8
dc.identifier.isbn978-989-26-1558-5 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44266-
dc.description.abstractConsidering that organizations may be understood as narrative (re)construction spaces (D’Almeida, 2012; 2004), we propose a theoretical reflection on memory, identity and narrative interfaces in the context of organizational communication. The texts /discourses presented as organizational institutional memories are the theoretical object of this reflection. At first, we call these texts/discourses as institutional products of memory and then seek to resize this understanding from the concept of narrative, developed by Paul Ricoeur (1994, 1995, 1997), presenting initial approximations with his conception of triple mimesis. Thus, we aim to problematize some pragmatic dimensions, evidencing a network of subjectivities that permeate (no)communicationeng
dc.description.abstractA partir do entendimento de que as organizações podem ser compreendidas como espaços de (re)construção de narrativas (D’Almeida, 2012; 2004), propomos desenvolver uma reflexão teórica sobre a interface memória, identidade e narrativa, no contexto da comunicação organizacional. Os textos/discursos apresentados como memórias institucionais da organização configuram-se como objeto teórico desta reflexão. Num primeiro momento, denominamos esses textos/discursos como produtos institucionais de memória para, então, buscar redimensionar essa compreensão a partir da narrativa, desenvolvida por Paul Ricoeur (1997; 1995; 1994), apresentando algumas aproximações iniciais à sua concepção da tríplice mimese. Assim, objetivamos problematizar algumas dimensões pragmáticas, evidenciando uma rede de subjetividades que permeiam a (in)comunicação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/44265por
dc.rightsopen access-
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectTriple mimesiseng
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectTríplice mimesepor
dc.titleNarrativas organizacionais como possibilidade de (in)comunicação: memória e identidade no contexto da comuncicação organizacionalpor
dc.title.alternativeOrganizational narratives as possibility of (no)communication: memory, identity in the context of organizational communicationeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage23-
uc.publication.lastPage40-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1558-5_1-
uc.publication.sectionI. Comunicação, narrataivas organizacionais, memórias e identidadespor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno1-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleNarrativas mediáticas e comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44266/201452/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44266/201452/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11022790-
uc.publication.parentItemId55065-
uc.itemId68297-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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