Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44270
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dc.contributor.authorMarques, Maria Beatriz
dc.date.accessioned2018-10-01T14:25:01Z
dc.date.accessioned2020-09-05T09:30:04Z-
dc.date.available2018-10-01T14:25:01Z
dc.date.available2020-09-05T09:30:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1557-8
dc.identifier.isbn978-989-26-1558-5 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44270-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the importance of Information Management for the decision making process. A brief historical synopsis of the importance of Information and its social character is given. The society of the 21st century is considered as the Knowledge Society and highlights the fundamental role of memory and infocommunicational behavior for the sustainable development of organizations and humanity in general. The concept of the Information Society is analyzed as an ambiguous and questionable concept and we present some of the definitions of Information and Information Management, highlighting its implications in the field of Information Science and the need for a systemic approach and a holistic perspective of information. We concluded that the importance of an inter and transdisciplinary perspective of Information Science with other scientific areas, namely Communication, which implies a necessary complementarity between the informational phenomenon and the communication processes for the permanent search for knowledge.eng
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é analisar a importância da Gestão da Informação para o processo de Tomada de Decisão. Faz-se uma breve sinopse histórica da importância da Informação e do seu caráter social. Considera-se a sociedade do século XXI como a Sociedade do Conhecimento e assinala-se o papel fundamental da memória e do comportamento infocomunicacional para o desenvolvimento sustentável das organizações e da humanidade em geral. Analisa-se o conceito de Sociedade da Informação, enquanto conceito ambíguo e questionável e apresentam-se algumas das definições de Informação e de Gestão da Informação, assinalando-se as suas implicações no âmbito da Ciência da Informação e a necessidade de uma abordagem sistémica e de uma perspetiva holística da informação. Conclui-se sobre a importância de uma perspetiva inter e transdisciplinar da Ciência da Informação com outras áreas científicas, nomeadamente a Comunicação, a qual implica uma complementaridade necessária entre o fenómeno informacional e os processos de comunicação para a busca permanente do conhecimento.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/44265por
dc.rightsopen access-
dc.subjectInformationeng
dc.subjectInformation managementeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.subjectInformation systemeng
dc.subjectStrategic Information Managementeng
dc.subjectDecision Makingeng
dc.subjectInformation Societyeng
dc.subjectKnowledge Societyeng
dc.subjectIntellectual capitaleng
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectGestão da Informaçãopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectSistema de Informaçãopor
dc.subjectGestão estratégica da Informaçãopor
dc.subjectTomada de Decisãopor
dc.subjectSociedade da Informaçãopor
dc.subjectSociedade do Conhecimentopor
dc.subjectCapital Intelectualpor
dc.titleO fenómeno e o processo de construção da memória organizacional na sociedade do conhecimentopor
dc.title.alternativeThe phenomenon and the process of building organizational memory in the knowledge societyeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage145-
uc.publication.lastPage195-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1558-5_5-
uc.publication.sectionII. Informação, conhecimento e memóriapor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleNarrativas mediáticas e comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11023620-
uc.publication.parentItemId55065-
uc.itemId68303-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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