Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44510
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dc.contributor.authorBrites, Joana-
dc.date.accessioned2018-11-07T12:20:24Z
dc.date.accessioned2020-10-05T00:48:38Z-
dc.date.available2018-11-07T12:20:24Z
dc.date.available2020-10-05T00:48:38Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn0870-4147-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44510-
dc.description.abstractO presente artigo pretende problematizar o «confronto» entre modernismo e neoclassicismo monumentalista travado no quadro arquitectónico internacional entre-guerras. Partindo da análise dos casos alemão, russo e italiano, procurar-se-á, por um lado, desmontar leituras redutoras acerca da «crise do Movimento Moderno» e, por outro, destacar os paralelos entre a linguagem estética adoptada nos regimes autoritários e totalitários e a escolhida pelos de matriz democrática. Seguidamente, examinar- -se-á o papel da arquitectura moderna na afirmação do Estado Novo, bem como a especificidade que em Portugal assumiu o «conflito» entre o «fazer moderno» e o «fazer nacional». Concluiremos subscrevendo mais a complementaridade do que a oposição entre estes dois códigos linguísticos e simbólicos.por
dc.description.abstractThis article intends to question the «battle» between modernism and monumental neoclassicism that was fought on the international architectural scenery between World Wars. An analysis is made of the German, Russian and Italian cases, in order to decompose reductive explanations for the «crisis of Modern Movement» and, on the other hand, to outline parallels between the aesthetic language adopted by authoritarian and totalitarian regimes and the one chosen by those with a democratic matrix. Furthermore, the investigation seeks to examine the role of modem architecture in the affirmation of the Portuguese ‘Estado Novo’, as well as the specific shape that the «conflict» between «national way» and «modem way» assumed in Portugal. In conclusion, these two symbolic architecture codes will be shown to be more complementary than opposite.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto de História Económica e Social-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.titleEntre o poder da arte e a arte do poder: modernismo versus neoclassicismo monumentalista na arquitectura das décadas de 1920 a 1940?por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de História nº 37-
uc.publication.firstPage411-
uc.publication.issue37-
uc.publication.lastPage435-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de História-
dc.identifier.doi10.14195/0870-4147_37_18-
uc.publication.sectionVaria-
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44510/269671/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44510/269671/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12156894-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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