Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4470
Title: | Fantasmas, mitos e ritos da avaliação das aprendizagens | Authors: | Barbosa, João Neves, Anabela |
Issue Date: | 2006 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | A avaliação das aprendizagens tem sido sistematicamente condicionada por concepções implícitas e por práticas rotineiras, relativamente estáveis no tempo. Dentre elas destacam-se (a) a reprodução de modelos de ensino expositivo e de avaliação positivista, com os quais os professores convivem durante muito tempo antes de entrarem na profissão, (b) a busca da objectividade na avaliação e a sua redução a uma função classificativa, o que a torna punitiva e angustiante (c) a utilização sistemática e quase exclusiva de estratégias de ensino centradas no professor e na transmissão de conteúdos académicos e (d) a utilização também sistemática e praticamente exclusiva de técnicas de testagem.
Tais concepções, que configuram verdadeiros fantasmas, na medida em que determinam profundamente a forma como os professores vivem e pensam, assentam num mito essencial – o da objectividade da avaliação - e sustentam práticas avaliativas ritualizadas. Face a tais fantasmas, mitos e ritos, os dados de investigação pouco têm podido e a necessidade de inovação, que deles resulta, tem-se mantido praticamente afastada das concepções e das práticas avaliativas dos professores. Entretanto, o mundo, os alunos, e o currículo alteraram-se profundamente e exigem mudanças profundas no ensino-aprendizagem – de um paradigma do ensino para um paradigma da aprendizagem – e na avaliação – de um paradigma positivista para um paradigma alternativo e construtivista. L’évaluation des apprentissages est systématiquement conditionnée par des conceptions implicites et par des pratiques routinières, assez stables dans le temps, d’où nous détachons (a) la reproduction de modèles d’enseignement magistral et d’évaluation positiviste, avec lesquels les enseignants coexistent avant même leur entrée dans le métier (b) la recherche de l’objectivité dans l’évaluation et sa réduction à une fonction de notation, dont le caractère punitive et angoissante (c) l’utilisation systématique et presque exclusive de stratégies d’enseignement centrées dans l’enseignant et dans les contenus académiques et (d) l’utilisation aussi systématique et pratiquement exclusive de techniques de testage. Telles conceptions configurent de vrais fantômes, parce qu’elles déterminent profondément la façon dont les enseignants vivent et pensent, sont axées dans un mythe essentiel – l’objectivité de l’évaluation - et soutiennent des pratiques évaluatives routinières. Face aux fantômes, mythes et rites, les données de recherche n’ont pas réussi à beaucoup changer et la nécessité d’innovation qu’en résulte, c’est pratiquement éloignée des conceptions et des pratiques d’évaluation des enseignants. Néanmoins, le monde, les élèves et le curriculum se sont fort modifiés et exigent des vrais changements dans l’enseignement- apprentissage - d’un paradigme de l’enseignement pour un paradigme de l’apprentissage - et dans l’évaluation - d’un paradigme positiviste pour un paradigme alternatif et constructiviste. Students’ assessment has been systematically ruled by implicit beliefs and developed by routine practices, fairly stable in time. We point out, among them, (a) the reproduction of the expositive teaching and positivist assessment models, with which teachers were in touch for a long time before they became teachers, (b) the quest for objectivity in the assessment and its reduction to a grading role, which makes it punitive and tormenting, (c) the systematic and almost exclusive use of teacher-centred teaching strategies to transmit academic knowledge and (d) the use of testing techniques as a systematic and almost exclusive assessment strategy. These beliefs, that behave as ghosts because they deeply condition the way teachers live and think, are created by a myth – the myth of assessment objectivity – and support ritualised assessment practices. Against these ghosts, myths and rituals, the investigation results have been almost powerless and the need for innovation, that they demand, has practically remained away from the teachers’ assessment beliefs and practices. Meanwhile, the world, the curriculum and the students have deeply changed and demand drastic changes in the ways we teach and learn – from a teaching paradigm to a learning paradigm – and in assessment – from a positivist paradigm to an alternative and constructivist one. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4470 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
12_-_fantasmas__mitos_e_ritos_da_avaliacao_das_aprendizagens.pdf | 978.92 kB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.