Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44734
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Ilmar de Oliveira
dc.date.accessioned2018-11-21T16:44:16Z
dc.date.accessioned2020-09-06T17:13:27Z-
dc.date.available2018-11-21T16:44:16Z
dc.date.available2020-09-06T17:13:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1564-6 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1563-9
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44734-
dc.description.abstractThe text is a posture that points out some flaws illustrated rationality, especially with regard to its intention to give an account of reality as a whole, and presents another type of rationality: the one present in the mythical narratives. The defense of the relevance of this type of rationality will follow in this work, a path that from Giambattista Vico and Romanticism will tangent Gadamer and, specifically, be based on the thought of the French philosopher Paul Ricoeur. This, through the myth, access to practical issues of human daily life, dealing not only with accuracy but also with the feelings, the suffering and the hopeful desire for a happy life. Having established its philosophical basis, the text then goes to a presentation and analysis of the pedagogical validity of the mythin the work ‘Philoctetes ‘ of Sophocles.eng
dc.description.abstractO texto trata de uma postura que aponta algumas falhas da racionalidade ilustrada, mormente no que diz respeito à sua tentativa de dar conta da realidade como um todo, e apresenta um outro tipo de racionalidade: aquela presente nas narrativas míticas. A defesa da pertinência desse tipo de racionalidade obedecerá, neste trabalho, um trajeto, que a partir de Giambattista Vico e do Romantismo irá tangenciar Gadamer e, especificamente, fundamentar-se no pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur. Este, por intermédio do mito, descortinou o acesso às questões práticas do cotidiano humano, que lida não somente com a exatidão, mas também com os sentimentos, com o sofrimento e com o desejo esperançoso de uma vida feliz. Tendo sua base filosófica estabelecida, o texto avança em seguida para uma apresentação e análise da validade pedagógica do mito na obra ‘Filoctetes’, de Sófocles.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/44715por
dc.rightsopen access-
dc.subjectillustrated rationalityeng
dc.subjectmythical narrativeseng
dc.subjectPhilocteteseng
dc.subjectracionalidade ilustradapor
dc.subjectnarrativas míticaspor
dc.subjectFiloctetespor
dc.titleO mito como instrumento de aprendizado éticopor
dc.title.alternativeMyth as a learning tool ethicaleng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage345-
uc.publication.lastPage357-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1564-6_19-
uc.publication.sectionIV. Filosofia e Religiãopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleHistória Antiga: relações interdisciplinares: fontes, artes, filosofia, política, religião e receção-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44734/203509/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44734/203509/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11054339-
uc.publication.parentItemId55075-
uc.itemId68712-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:História Antiga: relações interdisciplinares: fontes, artes, filosofia, política, religião e receção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_mito_como_instrumento_de_aprendizado_etico.pdf273.92 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.