Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44735
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dc.contributor.authorPinto, Ana Paula
dc.date.accessioned2018-11-21T16:47:10Z
dc.date.accessioned2020-09-06T17:13:28Z-
dc.date.available2018-11-21T16:47:10Z
dc.date.available2020-09-06T17:13:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1564-6 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1563-9
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44735-
dc.description.abstractAccordingly to the framework of modern literary research and within Queirosian fiction Fradique Mendes holds a very peculiar status, tangentially approaching the complex phenomenon of heteronomy. Passing through different phases along his literary gestation, the figure will eventually rise to the amazement of the readers as a confusing exercise of literary re-creation of identity, where doctrinal purposes and unconscious motivations ambiguously intersect. This transfiguring reworking of an artistic ideally planned otherness seems very revealing, as the haunting presence of echoes of Greek and Latin classical culture, both as mere allusions to mythical-literary entities, and as more structured historical references, or even personalities of culture and of the arts.Taking as criteria the many classical references explained in A Correspondência de Fradique Mendes,both in memorial accounts of the biographer and epistolary exercises of Carlos Fradique Mendes as a fictional character, we propose to clarify the relative importance of some models from Classic Antiquity in forming an exemplary model of personality.eng
dc.description.abstractFradique Mendes detém na ficção queirosiana um estatuto muito peculiar, que se aproxima tangencialmente, no enquadramento da moderna investigação literária, do complexo fenómeno da heteronímia. Passando, na sua gestação literária, por diferentes fases, a figura acabará por surgir à perplexidade dos leitores como um desconcertante exercício de recriação literária de identidade, onde se cruzam, ambiguamente, desígnios doutrinais e motivações inconscientes. Muito revelador nos parece, neste reelaborar transfigurador de uma alteridade artística idealmente planeada, a presença obsidiante de ecos da cultura clássica greco-latina, quer se trate de meras alusões a entidades mítico-literárias, quer menções mais estruturadas a referentes históricos, ou a personalidades da cultura e das artes. Tomando por critério as numerosas referências clássicas explicitadas em A Correspondência de Fradique Mendes, quer no espaço narrativo do relato memorialístico do biógrafo, quer nos exercícios epistolográficos da figura ficcional Carlos Fradique Mendes, propomo-nos esclarecer a importância relativa que assumiriam para o autor, na conformação de um modelo exemplar de personalidade, os modelos da Antiguidade Clássica.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/44715por
dc.rightsopen access-
dc.subjectEça de Queiróseng
dc.subjectFradique Mendeseng
dc.subjectClassic Antiquityeng
dc.subjectHeteronimyeng
dc.subjectEça de Queiróspor
dc.subjectFradique Mendespor
dc.subjectAntiguidade Clássicapor
dc.subjectheteronímiapor
dc.titleEcos clássicos na recriação literária da identidade: o projecto Fradique Mendespor
dc.title.alternativeClassic echoes in the literary re-creation of identity: the Fradique Mendes projecteng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage361-
uc.publication.lastPage397-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1564-6_20-
uc.publication.sectionV. Receçãopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno20-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleHistória Antiga: relações interdisciplinares: fontes, artes, filosofia, política, religião e receção-
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uc.itemId68714-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:História Antiga: relações interdisciplinares: fontes, artes, filosofia, política, religião e receção
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