Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4474
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dc.contributor.authorFernandes, Domingos-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:14:33Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:23Z-
dc.date.available2012-06-14T14:14:33Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:23Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4474-
dc.description.abstractNeste trabalho elabora-se uma síntese interpretativa do conteúdo dos artigos publicados entre 1985 e 2005 em revistas portuguesas de índole científica na área da avaliação das aprendizagens. Foram identificadas 19 revistas e seleccionados 59 artigos que foram organizados em categorias tais como Avaliação Interna, Concepções e Práticas de Professores/Alunos e Métodos e Técnicas. A análise e a síntese interpretativa permitiram que se produzissem conclusões tais como: a) apenas 35% dos artigos se baseiam em investigação empírica indiciando a falta de uma agenda de investigação em avaliação das aprendizagens; b) a maioria dos artigos é de natureza descritiva e prescritiva, mais baseados no que há ou no que está feito do que na reflexão teórica; c) são muito poucos os artigos em que há reflexão acerca de métodos alternativos de recolha de informação; e d) em geral, a avaliação formativa, a avaliação sumativa e as relações entre si são discutidas com pouca profundidade e abrangência. Apesar dos progressos alcançados, é necessário reconhecer as fragilidades que caracterizam a investigação e a produção teórica no domínio da avaliação das aprendizagens. Um domínio reconhecidamente imprescindível para transformar e melhorar as actuais realidades educativas.por
dc.description.abstractDans ce travail, on élabore une synthèse interprétative du contenu des articles publiés entre 1985 et 2005 dans des revues portugaises à caractère scientifique en ce qui concerne le domaine de l’évaluation des apprentissages. On a été identifiées 19 revues et sélectionnés 59 articles qui ont été organisés dans des catégories telles que Évaluation Interne, Conceptions et Pratiques de Professeurs/ Élèves et Méthodes et Techniques. L’analyse et synthèse interprétative ont permis de produire des conclusions telles que: a) seulement 35% des articles ont eu pour base la recherche empirique donnant des indices de manque d’un plan de recherche à propos d’évaluation des apprentissages; b) la majorité des articles est descriptive et prescriptive, plus fondés sur ce qu’il y a ou sur ce qui est fait que sur la réflexion théorique; c) les articles où il y a de la réflexion à propos de méthodes alternatives de recueil d’information sont réduits; et d) en général, l’évaluation formative, l’évaluation sommative et les relations entre elles sont discutées avec peu de profondeur et extension. Malgré les progrès achevés, il est nécessaire de reconnaître les fragilités qui caractérisent la recherche et la production théorique dans le domaine de l’évaluation des apprentissages. Un domaine qui se reconnaît indispensable pour transformer et améliorer les actuelles réalités éducatives.fra
dc.description.abstractThis paper is an interpretative synthesis based upon the content of the articles on learning assessment that were published in Portuguese academic journals between 1985 and 2005. Nineteen journals have been identified and 59 articles have been selected and organized through the use of categories such as Internal Assessment, Teachers’ and Students’ Beliefs and Practices, and Methods and Techniques. Both the analysis and the interpretative synthesis yielded conclusions such as: a) since only 35% of the articles were based upon empirical data it seems that there is a need for a research agenda in the area of learning assessment; b) most articles are of a descriptive and prescriptive nature, that is, they seem to rely more on what exists or on what is done rather than on theoretical reflection; c) very few articles deal with some sort of reflection about alternative methods of collecting assessment information; and d) in general, both formative and summative assessment as well as the relationships between them are discussed with little theoretical elaboration Regardless the progresses already made, one needs to acknowledge the limitations that characterize both the empirical research and the theoretical construction on learning assessment. And this is a domain of paramount relevance if one wants to transform and to improve the current educational realities.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleVinte anos de avaliação das aprendizagens: uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugalpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 40-3-
uc.publication.firstPage289-
uc.publication.issue3-
uc.publication.lastPage348-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume40por
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4474/274612/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4474/274612/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12314913-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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