Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44824
Title: A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural: o caso da Serra da Estrela
Other Titles: The landscape as a tourist product and natural and cultural heritage: the case of Serra da Estrela
Authors: Costa, Carlos
Santos, Norberto
Keywords: environmental and landscape resources;tourist attractions;nature tourism;Delphi technique;Serra da Estrela;recursos ambientais e paisagísticos;atrações turísticas;turismo da natureza;técnica Delphi;Serra da Estrela
Issue Date: 2018
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: O aproveitamento dos recursos endógenos, competitivos por força do aproveitamento das suas vantagens comparativas, assume-se como o pilar de desenvolvimento das regiões de baixas densidades, demográfica, económica e socialmente falando. Daí que entender a patrimonialização dos espaços nat urais seja fundamental para a valorização da sustentabilidade contribuindo, simultaneamente, para estancar ou reduzir o processo de despovoamento do interior. A região da Serra da Estrela, enquanto espaço de montanha, encontra-se, no seu todo, associada ao geoturismo, ao turismo aventura e à valorização das identidades e autenticidades resultantes de funcionar como espaço de refúgio e santuário, através da apreciação da sua dimensão territorial e da diversidade morfológica, ecológica e ambiental. Neste sentido , este texto procura identificar as características do território e competências organizativas capazes de permitir à atividade turística criar condições para afirmar o turismo como modo de alavancagem económica e social e determinante para o impacto que o planeamento e uma co rreta gestão dos recursos ambientais e paisagísticos podem ter no processo de transformação económica e social da Serra da Estrela. O estudo aqui apresentado baseia-se na utilização de um modelo de investigação assente na técnica Delphi, tendo-se constituído, para esse efeito, um painel de especialistas convidados que, direta ou indiretamente, se encontram ligados à atividade do turismo no território em análise. Do estudo resultou a identificação dos recursos mais atrativos, transformações ocorridas, produtos e medidas estratégicas de intervenção a desen - volver no território da Serra da Estrela e respetiva gestão enquanto destino turístico.
The exploitation of the endogenous resources, competitive by virtue of the use of their comparative advantages, is assumed as the pillar of development of low density regions, demographically, economically and socially speaking. Hence, understanding the patrimonialization of the natural spaces is fundamental for the valorization of sustainability, contributing, simultaneously, to stagnate or reduce the process o f depopulation of the interior. The Serra da Estrela region, as a mountain area, is associated, in its entirety, with geotourism, adventure tourism and the v alorization of identities and authenticity r esulting from functioning as a place o f refuge and sanctuary, through the appreciation of its dimension territorial diversity and morphological, ecological and environmental diversity. In this sense, this text seeks to identify the characteristics of the territory and organizational skills capable of enabling tourism to create conditions to affirm itself as a way of economic and social leverage and determinant for the impact that the planning and proper management of environmental and landscape resources may have in the process of economic and social transformation of Serra da Estrela. The study presented here is based on the use of a research model based on the Delphi technique, and a panel of invited experts was created for this purpose, who are directly or indirectly involved in tourism activity in the territory under analysis . The study resulted in the identification of the most attractive resources, transformations, products and strategic intervention measures to be developed in the territory of Serra da Estrela and its management as a tourist destination.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/44824
ISSN: 0871-1623
2183-4016 (PDF)
DOI: 10.14195/0871-1623_38_2
Rights: open access
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