Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44856
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dc.contributor.authorCunha, Alice-
dc.contributor.authorSantos, Yvette-
dc.date.accessioned2018-12-21T13:20:32Z
dc.date.accessioned2020-09-24T07:52:36Z-
dc.date.available2018-12-21T13:20:32Z
dc.date.available2020-09-24T07:52:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1645‑3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44856-
dc.description.abstractO Programa ERASMUS, criado em junho de 1987, tem sido considerado como um dos programas europeus de educação mais popular, na medida em que favorece a mobilidade científica de milhares de estudantes. Dada a relevância do ERASMUS na construção de uma Europa do conhecimento, pretendemos, com este artigo, analisar a importância do ERASMUS para Portugal desde a sua implementação. O estado da arte nacional sobre o assunto não é exaustivo. Apesar de a investigação sobre mobilidade estudantil a nível europeu, com enfoque no ERASMUS, ter uma expressão relevante – sendo inclusive difícil de a resumir dada a diversidade de estudos –, esta não é, contudo, acompanhada a nível nacional, uma vez que os trabalhos existentes sobre o país são sobretudo dissertações de mestrado, de índole qualitativa, muito suportadas por entrevistas a antigos estudantes ERASMUS e sobre os últimos anos do Programa. Neste sentido, neste artigo de fundo, além de identificarmos as principais etapas que levaram à instauração do Programa e de evidenciarmos os contornos da aplicação do ERASMUS em Portugal, pretendemos sobretudo analisar a tendência participativa dos estudantes portugueses do primeiro ciclo universitário (os chamados outgoings), desde 1987 a 2014, ano em que iniciou o ERASMUS+.por
dc.description.abstractLe Programme ERASMUS, créé en juin 1987, est considéré comme l’un des programmes européens d’éducation les plus populaires dans la mesure où il favorise la mobilité scientifique de milliers d’étudiants. Compte tenu de l’importance du Programme dans la construction d’une Europe de la connaissance, nous souhaitons, dans cet article, analyser l’importance d’ERASMUS pour le Portugal depuis sa mise en oeuvre. L’état de l’art national sur ce thème n’est pas exhaustif. Bien que la recherche sur la mobilité des étudiants au niveau européen, en particulier sur ERASMUS, ait une expression importante – il est d’ailleurs difficile de la résumer compte tenu de la diversité des études – elle n’est cependant pas suivie au niveau national, car les travaux existants sur le pays sont surtout des dissertations de master, à caractère qualitatif, realisés sur la base d’entretiens d’anciens étudiants ERASMUS et sur les dernières années du Programme. De ce fait, nous prétendons identifier les principales étapes qui ont amené à l’instauration du Programme et mettre en évidence les différents aspects de son application au Portugal. D’autre part, nous allons analyser la tendance participative des étudiants portugais du premier cycle universitaire (les outgoings) de 1987 jusqu’en 2014, lorsque s’initie le Programme ERASMUS+.fra
dc.description.abstractThe ERASMUS Programme, established in June 1987, is considered one of the most popular European education programmes as it favours the academic mobility of thousands of students. Given the importance of ERASMUS in building a Europe of knowledge, this article aims to analyse the importance of ERASMUS to Portugal since its implementation. The state of the art on the subject is not exhaustive. Although much research on student mobility with a focus on ERASMUS at the European level has been undertaken – albeit difficult to summarise given the diversity of studies – Portuguese literature has not kept pace since existing studies are mainly Masters dissertations of a qualitative nature, supported by interviews with former ERASMUS students and covering the recent years of the Programme. Bearing this in mind, this article, in addition to identifying the main stages that led to the establishment of the Programme and highlighting the contours of its implementation in Portugal, seeks to analyse the participatory trends of Portuguese students attending the first university cycle (the so-called outgoings) from 1987 to 2014, the year ERASMUS+ started.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectERASMUSeng
dc.subjectstudent mobilityeng
dc.subjectPortugaleng
dc.subjectEuropean Unioneng
dc.subjectERASMUSfra
dc.subjectmobilité étudiantefra
dc.subjectPortugalfra
dc.subjectUnion Européennefra
dc.subjectERASMUSpor
dc.subjectmobilidade estudantilpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectUnião Europeiapor
dc.titleA participação dos estudantes no ERASMUS: a conceção europeia à implementação nas universidadespor
dc.title.alternativeThe participation of Portuguese students in ERASMUS: from its European conception to its implementation in universitiespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 18-
uc.publication.firstPage97-
uc.publication.issue18-
uc.publication.lastPage113-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_18_5-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44856/239902/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44856/239902/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11616754-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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