Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/44859
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Victorino, José Guilherme | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T13:29:51Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T07:52:37Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T13:29:51Z | |
dc.date.available | 2020-09-24T07:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.issn | 1645‑3530 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8622 (PDF) | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/44859 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objeto a análise do enredo e dos múltiplos contornos de uma obra nunca publicada, julgada como perdida, O Estandarte, original de António Ferro, levada à cena em 1932. Para além da polémica que rodeou a estreia, examinam-se outros elementos, como as motivações do autor ao ter baseado a peça em factos reais, incidindo sobre a vida de Homem Cristo Filho, não só pretendendo reabilitar a sua memória, como aproveitando para clamar sobre a necessidade de um apaziguamento entre fações em conflito no mesmo campo político. Além da imprensa da época, esta pesquisa incluiu a consulta de correspondência inédita, entre ambos, de onde também se colocam hipóteses sobre as motivações e antecedentes que terão levado Ferro a estrear a peça naquele momento político e a probabilidade de, através d’O Estandarte, ter pretendido contribuir para a criação de um ambiente favorável à ascensão de Salazar, perante a opinião pública, demarcando-se, em simultâneo, de um passado extremista, da maior conveniência perante o advento da nova ordem que começava a prefigurar-se. | por |
dc.description.abstract | Cette étude a pour objet l'analyse de l'intrigue et des multiples contours d'une oeuvre inédite, considérée comme perdue, O Estandarte, une oeuvre originale d'António Ferro, jouée en 1932. En plus de la controverse ayant entouré la première, d'autres éléments sont examinés, tels que les motivations de l'auteur lorsqu’il a basé sa pièce sur des faits réels, portant sur la vie de Homem Cristo Filho, en souhaitant non seulement réhabiliter sa mémoire, mais en en profitant également pour clamer le besoin d'apaisement entre les factions conflictuelles dans le même domaine politique. Outre la presse de l'époque, cette recherche a inclus la consultation d'une correspondance inédite entre les deux, à partir de laquelle sont également formulées des hypothèses sur les motivations et les antécédents qui ont conduit Ferro à débuter la pièce à ce moment politique et la probabilité que, par le biais du O Estandarte, il ait souhaité contribuer à la création d'un environnement favorable à l’ascension de Salazar, aux yeux de l'opinion publique, en se démarquant, en même temps, d’un passé extrémiste, de la plus grande commodité dans l'avènement du nouvel ordre qui commençait à être préfiguré. | fra |
dc.description.abstract | This study aims to analyse the plot and the multiple contours of O Estandarte, an original unpublished work, considered as lost, by António Ferro, which premiered in April 1932. In addition to examining the atmosphere of animosity that surrounded the first showing, it studies other aspects, such as the author's motivations for having based the play on real facts, focusing on the life of Homem Cristo Filho, not only in order to rehabilitate his memory, but also to claim the need for appeasement between factions within the same political sector. In addition to analysing the press of that period, this research also studied the original correspondence between the two men, examining the motivations and previous circumstances that led Ferro to debut the play at that political moment, and the possibility of contributing to the creation of an environment that favoured the rise of Salazar before public opinion, while moving away from an extremist past, which was very convenient in the advent of the new order that was beginning to arise. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Theater | eng |
dc.subject | António Ferro | eng |
dc.subject | Homem Cristo Filho | eng |
dc.subject | Oliveira Salazar | eng |
dc.subject | Propaganda. | eng |
dc.subject | Théâtre | por |
dc.subject | António Ferro | por |
dc.subject | Homem Cristo Filho | por |
dc.subject | Oliveira Salazar | por |
dc.subject | Propagande | por |
dc.title | O teatro como manifesto político no advento do salazarismo: o caso da peça O Estandarte: em 1932 | por |
dc.title.alternative | The theatre as a political manifesto in the advent of the salazar regime: the case of the play O Estandarte (the banner): in 1932 | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Estudos do Século XX nº 18 | - |
uc.publication.firstPage | 153 | - |
uc.publication.issue | 18 | - |
uc.publication.lastPage | 168 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Estudos do Século XX | - |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-8622_18_8 | - |
uc.publication.section | Artigos | - |
uc.publication.orderno | 9 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44859/239914/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44859/239914/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11616976 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista Estudos do Século XX |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_teatro_como_manifesto_politico.pdf | 265.11 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.