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https://hdl.handle.net/10316.2/45021
Title: | O papel das bibliotecas universitárias de saúde e dos seus profissionais na promoção de competências em literacia da informação: o caso da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra | Authors: | Martins, Teresa Guerreiro, Rita Lima, Sandra |
Keywords: | Health Literacy;Formation;Competency-based education;Health Sciences Libraries;Teaching;Investigation;Literacia da Saúde;Formação;Educação baseada em competências;Bibliotecas de Ciências da Saúde;Ensino;Investigação | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | It is through the resources that the Library makes available to the Academic
Community that the quality of teaching and research of any Faculty and /
or University is evident. Although the Library of Health Sciences is not expected
to participate in the teaching and research activities of the Faculties
of Pharmacy and Medicine, the library develops and makes available a series
of services and resources to support the academic community of both Faculties
of the University of Coimbra. Within these services, we highlight the
Information and Reference Services and the Research Support Services: The
Information and Referral Service (SIR) aims to provide users with the necessary
assistance in the proper use of Library services and resources through
a series of options: a) Responding to specific needs, in person or by email;
b) Assisted research service, by prior appointment; c) Training and information
actions for all users. The Research Support Service introduces the resources
and tools that are useful in measuring scientific output and impact. Although there has been a considerable increase in the demand for these
services in recent years, and efforts by the library to disseminate and inform
the academic community, there is still poor adherence and this is mostly
done by students, most of the time because learned through other colleagues,
not through the advice of teachers. For this reason, we have tried
to attract users, from the 1st year of the 1st Cycle, preferably through the distribution
of flyers, through the BCSUC website, social networks, etc., but we
consider that collaboration with teachers is inevitable. It is also extremely
important to integrate an Information Literacy discipline into the academic
curriculum. É através dos recursos que a Biblioteca disponibiliza à Comunidade Académica que a qualidade do Ensino e da Investigação de qualquer Faculdade e/ou Universidade se evidencia. Embora não esteja prevista a participação da Biblioteca das Ciências da Saúde nas atividades letivas e de investigação das Unidades Curriculares das Faculdades de Farmácia e Medicina, a biblioteca desenvolve e disponibiliza uma série de serviços e recursos de apoio à comunidade académica de ambas as Faculdades da Universidade de Coimbra. Dentro desses serviços, destacamos os Serviços de Informação e Referência e os Serviços de Apoio à Investigação: O Serviço de Informação e Referência (SIR) pretende proporcionar aos utilizadores a assistência necessária à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de opções: a) Resposta a necessidades pontuais, presencialmente ou por e-mail; b) Serviço de pesquisa assistida, por marcação prévia; c) Ações de formação e informação dirigidas a todos os utilizadores. O Serviço de Apoio à Investigação dá a conhecer os recursos e as ferramentas úteis na medição da produção e impacto científicos. Apesar de, nos últimos anos, ter aumentado bastante a procura destes serviços, e dos esforços por parte da biblioteca para os divulgar e informar a comunidade académica, há ainda uma fraca adesão e essa adesão é feita principalmente por estudantes, na maioria das vezes porque tomaram conhecimento através de outros colegas, não por aconselhamento dos docentes. Por esse motivo, procuramos atrair os utilizadores, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, preferencialmente através da distribuição de flyers, através da página Web da BCSUC, das redes sociais, etc., mas consideramos que a colaboração com os docentes é inevitável. É também de extrema importância a integração de uma disciplina de Literacia da Informação no currículo académico. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/45021 | ISSN: | 0870-0273 1647-8436 (PDF) |
DOI: | 10.14195/1647-8436_48_4 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra |
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